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dc.contributor.authorValentim, Bernadete de Fátima Bastos, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherVestena, Carla Luciane Blumpt_BR
dc.contributor.otherCosta-Lobo, Cristina, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-22T17:46:02Z
dc.date.available2020-04-22T17:46:02Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66430
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dra. Carla Luciane Blum Vestenapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.ª Dra. Cristina Costa Lobopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 09/12/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 204-220pt_BR
dc.description.abstractResumo: Estudantes com altas habilidades/superdotação vivenciam um modo diferenciado de aprender e de se desenvolver. Esse modo difere daquele dos demais estudantes por estarem à frente do seu tempo em comparação aos padrões comuns apresentados por colegas da mesma idade. No que se refere à dimensão social, é necessário desafiá-los para que desenvolvam interação de qualidade. A pesquisa investigou a tomada de consciência de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), a partir da resolução de conflitos sociopedagógicos. A amostra configurou-se com 7 estudantes da sala de recursos multifuncional de um colégio estadual do município de Guarapuava/PR, entre dez e treze anos de idade, identificados com AH/SD por meio de avaliação psicoeducacional e participantes do atendimento educacional especializado (AEE). Tomou-se por base o conceito de superdotação descrito na Teoria dos Três Anéis de Joseph Renzulli e a compreensão de tomada de consciência no aporte teórico-metodológico da epistemologia genética. Adotou-se a pesquisa qualitativa exploratória, do tipo pesquisa ação, na qual foram usados observação e entrevista contendo histórias de conflitos sociopedagógicos, como instrumentos principais para a coleta de dados. Os resultados revelaram três níveis de tomada de consciência, a partir da resolução dos conflitos apresentados demonstrando que o envolvimento, a interação social de qualidade, a cooperação, o interesse, a presença de conflitos e a ausência de isolamento são elementos presentes no comportamento daqueles participantes que tiveram níveis mais elaborados de tomada de consciência. Em decorrência desses resultados, afirma-se que a discussão dos conflitos sociopedagógicos com esses estudantes promoveu liberdade e autonomia para expressarem o pensamento, fazerem generalizações, formarem esquemas e construírem estruturas de interação social de qualidade para o envolvimento uns com os outros. É imprescindível, portanto, promover, a esses estudantes com AH/SD, experiências de envolvimento mútuo, para que possam cooperar, conflitar, manter trocas sociais, reconhecer-se e reconhecer o outro. Sendo assim, conclui-se, a partir dos resultados, que um trabalho pedagógico de intervenção construído e organizado coletivamente, contribui para o desenvolvimento da tomada de consciência nos estudantes com altas habilidades/superdotação. E há que se destacar que, para que ocorra uma tomada de consciência do cotidiano escolar desses estudantes, é necessário que o ambiente escolar seja cooperativo, que lhes permita o exercício da autonomia e o desenvolvimento da interação e do conhecimento social das questões sociopedagógicas. Palavras-chave: Altas habilidades; superdotação; conflitos sociopedagógicos; tomada de consciência; atendimento educacional especializado (AEE).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Gifted/high ability students experience a different way of learning and developing. This mode differs from that of the other students because they are ahead of their time in comparison to the common standards presented by colleagues of the same age. With regard to the social dimension, it is necessary to challenge them to develop quality social interaction. The study investigated the consciousness of gifted/high ability students participating in a multifunctional resource classroom that was gotten from socio-pedagogical conflict resolution. The sample had seven students with ten to thirteen years old from a multifunctional resource classroom of a public school in the municipality of Guarapuava (Paraná state, Brazil) who had been identified as gifted/high ability by psychoeducational evaluation and employees of the Specialized Educational Service, named in Brazil as AEE. It was based on the concept of giftedness described in Joseph Renzulli's Theory of Three Rings and the understanding of consciousness in the theoretical-methodological contribution of genetic epistemology. Qualitative exploratory research, of the action research type, was adopted, in which observation and interview containing histories of sociopedagogical conflicts were used as the main instruments for data collection. The results revealed three levels of consciousness, based on the resolution of the conflicts presented showing that involvement, quality social interaction, cooperation, interest, the presence of conflicts and the absence of isolation are elements present in the behavior of those participants who had more elaborate levels of consciousness. As a result of these results, it is stated that the discussion of socio-pedagogical conflicts with these students promoted freedom and autonomy to express their thoughts, make generalizations, form schemes and build quality social interaction structures for involvement with each other. It is essential, therefore, to promote these gifted/high ability students, experiences of mutual involvement, so that they can cooperate, conflict, maintain social exchanges, recognize themselves and recognize the other. Thus, it is concluded, from the results, that a pedagogical intervention work built and organized collectively, contributes to the development of consciousness in gifted/high ability students. And it should be noted that, in order for the students to become aware of their school routine, it is necessary that the school environment is cooperative, allowing them to exercise autonomy and to develop interaction and social knowledge of socio-educational issues. Key words: Gifted/high ability; socio-pedagogical conflicts; consciousness; specialized educational service (AEE).pt_BR
dc.format.extent233 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSuperdotados - Educaçãopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicospt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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