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dc.contributor.authorRibeiro, Everton, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T19:17:23Z
dc.date.available2020-04-03T19:17:23Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66230
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Araci Asinelli-Luzpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 88-96pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste estudo foi realizada uma pesquisa-ação por meio da experiência do drama como método de ensino a fim de suscitar debates e tensões relacionadas às sexualidades dissidentes no contexto da formação continuada de professoras atuantes na educação básica. Com base em suas experiências de vida e processos de subjetivação e formação, o autor lança mão de pesquisas sobre o ambiente educacional brasileiro, bem como acerca do contexto da segurança escolar nos Estados Unidos, tanto pelas descobertas de que boa parte da discriminação ocorrida em espaços escolares parte de profissionais da educação quanto pelo comprometimento alarmante que o bullying homofóbico exerce no desenvolvimento de adolescentes, em sua saúde física, saúde mental e desempenho escolar. A partir de uma série de episódios concebida por meio da peça Agreste, de Newton Moreno, como pré-texto, o pesquisador delineou um processo dramático que explorou real e imaginário, elementos de tensão e caráter investigativo como modo de originar a interação das participantes da pesquisa-ação. Na busca de subjetividades adjacentes, a pesquisa é qualitativa e perpassa por uma análise cartográfica, um ato de desvelamento pela experiência e por um desenho que pressupõe a resolução de problemas cotidianos e imediatos, além de melhora de práticas concretas. A pesquisa aborda as implicações do pesquisador no contexto educativo e, portanto, remonta outras cores e linhas de fuga ao fenômeno pesquisado. Entre questionários, relatos e narrativas das participantes, os principais achados do material analisado evidenciam evasão, fatalismo e, até mesmo, negação em discutir o tema sexualidade no contexto educacional, especialmente no tocante às sexualidades dissidentes. Ao término do processo, todas as participantes narraram aspectos de dimensão sensível e disponibilidade para discutir o tema entre seus pares e/ou estudantes. Esta pesquisa reforça a urgência de que a experiência estética seja introduzida na formação docente com o intuito de sensibilizar professoras e professores para as diferenças que nos rodeiam e nos constituem. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Formação de Professores. LGBTfobia. Process Drama. Segurança Escolar. Sexualidades.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this study an action research was conducted through the experience of drama as a teaching method in order to raise debates and tensions related to dissident sexualities in the context of continuing education of teachers working in basic education. Based on his life experiences and processes of subjectivation and formation, the author draws on research on the Brazilian educational environment, as well as on the context of school security in the United States, both for the discoveries that much of the discrimination that occurs in spaces students from education professionals as to the alarming commitment that homophobic bullying exerts in the development of adolescents, their physical health, mental health and school performance. From a series of episodes conceived through Newton Moreno's play Agreste, as a pre-text, the researcher outlined a dramatic process that explored real and imaginary elements of tension and investigative character as a way to originate the interaction of action research. In the search for adjacent subjectivities, the research is qualitative and goes through a cartographic analysis, an act of unveiling by experience and a design that presupposes the resolution of everyday and immediate problems, as well as the improvement of concrete practices. The research addresses the implications of the researcher in the educational context and, therefore, goes back to other colors and lines of escape to the researched phenomenon. Among questionnaires, reports and narratives of the participants, the main findings of the analyzed material show evasion, fatalism and even refusal to discuss sexuality in the educational context, especially regarding dissident sexualities. At the end of the process, all participants narrated aspects of sensitive dimension and availability to discuss the topic among their peers and / or students. This research reinforces the urgency of introducing aesthetic experience in teacher education in order to make teachers aware of the differences that surround and constitute us. KEYWORDS: Education. Teacher Education. LGBTphobia. Process Drama. School Safety. Sexualities.pt_BR
dc.format.extent115 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Formação de professorespt_BR
dc.subjectHomossexualidade e educaçãopt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNão é "mimimi" ou a experiência do drama na formação docente : os sulcos da violência recôndita contra estudantes LGBTpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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