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    Indicadores para medir a relação entre resultados financeiros e operacionais

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    MARCELO FERNANDES DE MORAES QUADROS.pdf (29.04Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Quadros, Marcelo Fernandes de Moraes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este projeto de conclusão de curso visa a identificação de indicadores eficazes, relacionando resultados operacionais da área de Engenharia e Operações de uma empresa do ramo das telecomunicações com resultados financeiros da mesma, para utilizá-los como ferramenta para apoio de tomada de decisão gerencial, bem como o acompanhamento e monitoramento da estratégia organizacional de forma a auxiliar no atingimento dos objetivos organizacionais. Os sistemas de medição de desempenho compõem um conjunto de processos que resgatam praticas eficientes para monitorar e realizar pianos de ação conforme o resultado medido. Para o conhecimento de metas estratégicas adequadas utiliza-se o Balanced Scorecard que através da ponderação das perspectivas financeira, operacional, do cliente e de inovação, permite uma metodologia padronizada de referência para motivar melhorias considerando o equilíbrio das perspectivas alinhado a estratégia da empresa. Os conceitos fundamentais de excelência em gestão são guias que permitem reconhecer as boas praticas do mercado e direcionar o compromisso com todos os intervenientes e consequentemente com os acionistas. Neste estudo de caso e realizada a busca da relação entre as perspectivas financeiras, do cliente e internas, através de ferramentas da qualidade tradicionais adequadas para analise de problemas como fluxograma, estratificação, carta de tendência e comparação. Para a escolha da melhor meta e analise do problema utilizam-se metodologias de qualidade auxiliares para a estão estratégica como matriz de decisão, diagrama de Pareto, gráfico de setor e diagrama de causa e efeito. A partir de então se espera que o trabalho seja o ponto de partida para uma reflexão sobre a capacidade da empresa de consolidar visões e desdobrá-las nos demais níveis internos de forma que todos possam identificar o valor do seu trabalho no alcance da melhora na percepção da qualidade do serviço prestado aos clientes internos e externos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65418
    Collections
    • Gestão da qualidade [182]

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