dc.contributor.advisor | Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Bomfa, Claudia Regina Ziliotto | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.creator | Mochi, Maria Marlene Amadeu Galhardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T17:16:16Z | |
dc.date.available | 2024-09-19T17:16:16Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/65384 | |
dc.description | Orientador: Maria do Carmo Freitas | pt_BR |
dc.description | Co-orientador: Claudia Regina Ziliotto Bomfá | pt_BR |
dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A Secretaria Estadual de Educação (SEED) instituiu o Programa de Desenvolvimento Educacional (POE) como uma politica de formação continuada para professores da rede publica estadual. Foi elaborado como um conjunto de atividades organicamente articuladas e definidas a partir das necessidades da educação básica. Busca no ensino superior uma contribuição solidária, para a melhoria da qualidade na educação pública do Estado. O objetivo deste trabalho e diagnosticar a contribuição do POE, nos Grupos de Trabalhos em Rede (GTR, 2008), no processo de formação continuada dos professores da educação básica da Rede Estadual do Paraná. Realizou-se um estudo de caso para verificar o desempenho dos professores no POE, buscando sistematizar as informações de modo a apontar aspectos positives e negatives do programa, sugerindo melhorias contínuas. A pesquisa indicou que os professores possuem experiência e conhecem as necessidades educacionais. Buscam possibilidades de melhoria da prática pedagógica e possuem falta de tempo para estudar. Entre os ajustes ao GTR, recomenda-se que o POE mantenha atualizada a sala virtual, disponibilizando materiais de leitura e oferecendo um tempo maior para as atividades pedagógicas extraclasses. O PDE-GTR, implantado desde 2007 no Estado do Paraná, apresenta-se como promotor desta qualificação, acredita-se que o investimento feito a estes profissionais reverte em benefícios a seus postos de trabalho, através da melhoria no desempenho pedagógico. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação - Paraná | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico da participação dos professores dos grupos de trabalho em rede no programa de desenvolvimento da educacional : estudo de caso no Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |