Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherBomfa, Claudia Regina Ziliottopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicaspt_BR
dc.creatorMochi, Maria Marlene Amadeu Galhardopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-19T17:16:16Z
dc.date.available2024-09-19T17:16:16Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65384
dc.descriptionOrientador: Maria do Carmo Freitaspt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Claudia Regina Ziliotto Bomfápt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Secretaria Estadual de Educação (SEED) instituiu o Programa de Desenvolvimento Educacional (POE) como uma politica de formação continuada para professores da rede publica estadual. Foi elaborado como um conjunto de atividades organicamente articuladas e definidas a partir das necessidades da educação básica. Busca no ensino superior uma contribuição solidária, para a melhoria da qualidade na educação pública do Estado. O objetivo deste trabalho e diagnosticar a contribuição do POE, nos Grupos de Trabalhos em Rede (GTR, 2008), no processo de formação continuada dos professores da educação básica da Rede Estadual do Paraná. Realizou-se um estudo de caso para verificar o desempenho dos professores no POE, buscando sistematizar as informações de modo a apontar aspectos positives e negatives do programa, sugerindo melhorias contínuas. A pesquisa indicou que os professores possuem experiência e conhecem as necessidades educacionais. Buscam possibilidades de melhoria da prática pedagógica e possuem falta de tempo para estudar. Entre os ajustes ao GTR, recomenda-se que o POE mantenha atualizada a sala virtual, disponibilizando materiais de leitura e oferecendo um tempo maior para as atividades pedagógicas extraclasses. O PDE-GTR, implantado desde 2007 no Estado do Paraná, apresenta-se como promotor desta qualificação, acredita-se que o investimento feito a estes profissionais reverte em benefícios a seus postos de trabalho, através da melhoria no desempenho pedagógico.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Paranápt_BR
dc.titleDiagnóstico da participação dos professores dos grupos de trabalho em rede no programa de desenvolvimento da educacional : estudo de caso no Paranápt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples