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    Diagnóstico da participação dos professores dos grupos de trabalho em rede no programa de desenvolvimento da educacional : estudo de caso no Paraná

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    MARIA MARLENE AMADEU GALHARDO MOCHI.pdf (4.506Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Mochi, Maria Marlene Amadeu Galhardo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A Secretaria Estadual de Educação (SEED) instituiu o Programa de Desenvolvimento Educacional (POE) como uma politica de formação continuada para professores da rede publica estadual. Foi elaborado como um conjunto de atividades organicamente articuladas e definidas a partir das necessidades da educação básica. Busca no ensino superior uma contribuição solidária, para a melhoria da qualidade na educação pública do Estado. O objetivo deste trabalho e diagnosticar a contribuição do POE, nos Grupos de Trabalhos em Rede (GTR, 2008), no processo de formação continuada dos professores da educação básica da Rede Estadual do Paraná. Realizou-se um estudo de caso para verificar o desempenho dos professores no POE, buscando sistematizar as informações de modo a apontar aspectos positives e negatives do programa, sugerindo melhorias contínuas. A pesquisa indicou que os professores possuem experiência e conhecem as necessidades educacionais. Buscam possibilidades de melhoria da prática pedagógica e possuem falta de tempo para estudar. Entre os ajustes ao GTR, recomenda-se que o POE mantenha atualizada a sala virtual, disponibilizando materiais de leitura e oferecendo um tempo maior para as atividades pedagógicas extraclasses. O PDE-GTR, implantado desde 2007 no Estado do Paraná, apresenta-se como promotor desta qualificação, acredita-se que o investimento feito a estes profissionais reverte em benefícios a seus postos de trabalho, através da melhoria no desempenho pedagógico.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65384
    Collections
    • Formulação e Gestão de Políticas Públicas [64]

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