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    O estudo da interação humano-computador e da cibercultura como contribuiçao para o alcance da efetividade nas políticas públicas de tecnologia na educação básica do Paraná

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    CINEIVA CAMPOLI PAULINO TONO.pdf (12.12Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Tono, Cineiva Campoli Paulino
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A interação humano-computador - IHC e a cibercultura são áreas que possuem potencial para agregar valor as Políticas Públicas de tecnologia na educação básica desenvolvidas nas escolas do Paraná através do Programa Paraná Digital. Tais Politicas representam uma inovação no que tange a filosofia do Software Livre e a universalidade de acesso a rede Internet na gestão escolar em caráter politico e administrativo e no processo de ensino aprendizagem em caráter pedagógico. O estudo da IHC prevê também inovação no que tange a formação dos professores como disseminadores do usa adequado do computador e Internet para os alunos do ensino fundamental e media, ao trabalharem as concepções da ergonomia física e cognitiva relacionando-as a elementos da cibercultura. O trabalho contempla uma pesquisa bibliográfica destas categorias analíticas e um estudo de caso em colégios públicos estaduais do município de Curitiba, com professores das disciplinas de matemática, ciências e português e alunos da 8ª série. Os resultados destas pesquisas trazem contribuições para consolidação das Políticas Públicas na área de tecnologia na educação do Paraná, revelando a necessidade de promover a formação dos professores para além da apropriação técnica do computador e da internet, com o desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva dos malefícios que acompanham as benesses desta apropriação, para consequente disseminação aos alunos, crianças e adolescentes da educação básica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65368
    Collections
    • Formulação e Gestão de Políticas Públicas [64]

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