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dc.contributor.advisorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicaspt_BR
dc.creatorAlves, Jorge Luizpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T20:26:58Z
dc.date.available2024-09-18T20:26:58Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65353
dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixept_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A gestão participativa e entendida como forma regular e significante de envolvimento de professores, funcionários, especialistas, pais, alunos e da sociedade como um todo, no movimento do processo decisório da instituição escolar. Ressalte-se que, em instituições democraticamente administradas, todos os segmentos são envolvidos no estabelecimento dos objetivos, na solução de problemas, na tomada de decisões, entre outros. Neste trabalho objetiva-se apresentar uma proposta para sensibilizar a comunidade local na busca de uma maior integração com a escola. Motivar a participação da comunidade junto a escola faz minimizar o distanciamento que há entre estas duas instituições sociais, permite a elaboração de estratégias necessárias para enfrentamento de conflitos existentes. Como desenvolver estrategias de gestão e politicas públicas capazes de resgatar princípios e valores positivos, assim como sensibilizar a comunidade escolar para uma participação mais efetiva, a fim de promover o bem-estar no convívio familiar e escolar. Com a participação, colaboração e apoio de todos, escola, pais, alunos e de toda a comunidade escolar no processo educativo, tornara possível o resgate de princípios e valores necessários a reconstrução e consolidação de ações mais justas no seio desta comunidade. Portanto, o problema desta pesquisa funda-se na questão de como estabelecer um programa de educação fundado em valores humanos, onde o autoconhecimento e a vivência dos valores sejam preponderantes para que: professores, pais, alunos e escola possam assumir um modelo de sociedade menos injusta.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administração - Participação dos paispt_BR
dc.subjectEducação - Qualidadept_BR
dc.titleGestão participativa : escola e comunidade integrada na busca de uma educação básica de qualidadept_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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