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    Gestão participativa : escola e comunidade integrada na busca de uma educação básica de qualidade

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    JORGE LUIZ ALVES.pdf (6.449Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Alves, Jorge Luiz
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A gestão participativa e entendida como forma regular e significante de envolvimento de professores, funcionários, especialistas, pais, alunos e da sociedade como um todo, no movimento do processo decisório da instituição escolar. Ressalte-se que, em instituições democraticamente administradas, todos os segmentos são envolvidos no estabelecimento dos objetivos, na solução de problemas, na tomada de decisões, entre outros. Neste trabalho objetiva-se apresentar uma proposta para sensibilizar a comunidade local na busca de uma maior integração com a escola. Motivar a participação da comunidade junto a escola faz minimizar o distanciamento que há entre estas duas instituições sociais, permite a elaboração de estratégias necessárias para enfrentamento de conflitos existentes. Como desenvolver estrategias de gestão e politicas públicas capazes de resgatar princípios e valores positivos, assim como sensibilizar a comunidade escolar para uma participação mais efetiva, a fim de promover o bem-estar no convívio familiar e escolar. Com a participação, colaboração e apoio de todos, escola, pais, alunos e de toda a comunidade escolar no processo educativo, tornara possível o resgate de princípios e valores necessários a reconstrução e consolidação de ações mais justas no seio desta comunidade. Portanto, o problema desta pesquisa funda-se na questão de como estabelecer um programa de educação fundado em valores humanos, onde o autoconhecimento e a vivência dos valores sejam preponderantes para que: professores, pais, alunos e escola possam assumir um modelo de sociedade menos injusta.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65353
    Collections
    • Formulação e Gestão de Políticas Públicas [64]

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