dc.contributor.advisor | Tsunoda, Denise Fukumi, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Nilceia Bueno de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-18T20:23:39Z | |
dc.date.available | 2024-09-18T20:23:39Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/65349 | |
dc.description | Orientador: Denise Fukumi Tsunoda | pt_BR |
dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa faz parte do cenário da Educação a Distancia, uma nova modalidade de ensino que vem se consolidando como uma das grandes vertentes contemporâneas da educação no Brasil. O tema de investigação do gênero textual e-mail no contexto de educação a distância, enviado pelo tutor aos a lunas através de correio eletrônico (e-mail). O objetivo geral e fazer um estudo do gênero textual e-mail empregado na efetiva ação comunicativa nos cursos a distância para compreender os modos como este gênero se processa; e os específicos, identificar os propósitos e as sequências presentes neste gênero. A escassez de pesquisa que investiguem a linguagem do tutor no contexto da educação a distância se configura como um problema, fato que torna os resultados obtidos extremamente relevantes para a área. A análise das questões propostas se apóia nos argumentos teóricos de gêneros textuais, com base na perspectiva de estudos de gêneros como ação social. Segundo esta concepção teórica, o gênero textual e uma forma de interação social (MARCUSCHI, 2008, BRONCKART, 1999). A investigação seguiu uma metodologia de estudo de caso, cujo corpus foi constituído de 16 mensagens enviadas por um dos tutores do Curso de Aperfeiçoamento em Capacitação para Tutores em Educação a Distancia, ofertado pelo CINFOP (Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores) da Universidade Federal do Parana. Pode-se demonstrar que gênero e-mail possui uma diversidade de propósitos produzidos nas situações educativas e que o mesmo e Constituído, na maioria das vezes, pela sequência dialogal, seguida da sequência injuntiva, comprovando o dialogismo da interação. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Correio eletronico | pt_BR |
dc.title | Mensagens trocadas entre tutor e aluno de um curso a distância : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |