• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Formulação e Gestão de Políticas Públicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Formulação e Gestão de Políticas Públicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Mensagens trocadas entre tutor e aluno de um curso a distância : um estudo de caso

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    NILCEIA BUENO DE OLIVEIRA.pdf (2.611Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Oliveira, Nilceia Bueno de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa faz parte do cenário da Educação a Distancia, uma nova modalidade de ensino que vem se consolidando como uma das grandes vertentes contemporâneas da educação no Brasil. O tema de investigação do gênero textual e-mail no contexto de educação a distância, enviado pelo tutor aos a lunas através de correio eletrônico (e-mail). O objetivo geral e fazer um estudo do gênero textual e-mail empregado na efetiva ação comunicativa nos cursos a distância para compreender os modos como este gênero se processa; e os específicos, identificar os propósitos e as sequências presentes neste gênero. A escassez de pesquisa que investiguem a linguagem do tutor no contexto da educação a distância se configura como um problema, fato que torna os resultados obtidos extremamente relevantes para a área. A análise das questões propostas se apóia nos argumentos teóricos de gêneros textuais, com base na perspectiva de estudos de gêneros como ação social. Segundo esta concepção teórica, o gênero textual e uma forma de interação social (MARCUSCHI, 2008, BRONCKART, 1999). A investigação seguiu uma metodologia de estudo de caso, cujo corpus foi constituído de 16 mensagens enviadas por um dos tutores do Curso de Aperfeiçoamento em Capacitação para Tutores em Educação a Distancia, ofertado pelo CINFOP (Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores) da Universidade Federal do Parana. Pode-se demonstrar que gênero e-mail possui uma diversidade de propósitos produzidos nas situações educativas e que o mesmo e Constituído, na maioria das vezes, pela sequência dialogal, seguida da sequência injuntiva, comprovando o dialogismo da interação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65349
    Collections
    • Formulação e Gestão de Políticas Públicas [64]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV