Mostrar registro simples

dc.contributorStaron, Luciapt_BR
dc.contributor.advisorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicaspt_BR
dc.creatorPereira, Bernadete Terezinhapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T20:12:21Z
dc.date.available2024-09-18T20:12:21Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65344
dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixept_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Entendida a gestão como administração, tomada de decisão, organização e direção no processo de aprendizado e a gestão escolar como processo democrático com planejamento, tomada de decisões e a avaliação dos resultados alcançados, as dificuldades no gerenciamento da escola envolvendo as questões internas e externas acabam influenciando no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho buscou analisar a eficiência e eficacia da gestão escolar, demonstrando a partir da pesquisa bibliográfica, da observação direta e da pesquisa de campo, em três escolas do município de Campo Largo, que a gestão escolar deve ser eficiente e eficaz agindo pró-ativamente para melhorar o resultado das escolas, contribuindo de forma efetiva com apresentação de propostas e sugestões para a melhoria da gestão escolar, demonstrando a importância da mesma no processo ensino-aprendizagem como forma de contribuição profissional. A pesquisa tem par objetivo avaliar a eficiência e eficacia da gestão escolar integral no processo ensino-aprendizagem apresentando uma proposta consolidada com orientações e sugestões para implementar políticas públicas a fim de melhorar a gestão escolar integral. Verifica-se também, que compete ao diretor da escola resgatar a dimensão educacional das avaliações institucionais, coordenando o processo, divulgando experiências bem sucedidas, garantindo a participação e o envolvimento de todos, comprometendo-se com o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. Apresentam-se propostas para apoiar a gestão escolar melhorando assim, a qualidade do ensino publicopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Campo Largo (PR)pt_BR
dc.titleAvaliar a eficiência da gestão escolar integral no processo ensino-aprendizagem : estudos de casos nas escolas estaduais da região de Campo Largopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples