dc.contributor | Staron, Lucia | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Peixe, Blênio Cezar Severo, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Bernadete Terezinha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-18T20:12:21Z | |
dc.date.available | 2024-09-18T20:12:21Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/65344 | |
dc.description | Orientador: Blenio Cesar Severo Peixe | pt_BR |
dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Entendida a gestão como administração, tomada de decisão, organização e direção no processo de aprendizado e a gestão escolar como processo democrático com planejamento, tomada de decisões e a avaliação dos resultados alcançados, as dificuldades no gerenciamento da escola envolvendo as questões internas e externas acabam influenciando no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho buscou analisar a eficiência e eficacia da gestão escolar, demonstrando a partir da pesquisa bibliográfica, da observação direta e da pesquisa de campo, em três escolas do município de Campo Largo, que a gestão escolar deve ser eficiente e eficaz agindo pró-ativamente para melhorar o resultado das escolas, contribuindo de forma efetiva com apresentação de propostas e sugestões para a melhoria da gestão escolar, demonstrando a importância da mesma no processo ensino-aprendizagem como forma de contribuição profissional. A pesquisa tem par objetivo avaliar a eficiência e eficacia da gestão escolar integral no processo ensino-aprendizagem apresentando uma proposta consolidada com orientações e sugestões para implementar políticas públicas a fim de melhorar a gestão escolar integral. Verifica-se também, que compete ao diretor da escola resgatar a dimensão educacional das avaliações institucionais, coordenando o processo, divulgando experiências bem sucedidas, garantindo a participação e o envolvimento de todos, comprometendo-se com o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. Apresentam-se propostas para apoiar a gestão escolar melhorando assim, a qualidade do ensino publico | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Campo Largo (PR) | pt_BR |
dc.title | Avaliar a eficiência da gestão escolar integral no processo ensino-aprendizagem : estudos de casos nas escolas estaduais da região de Campo Largo | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |