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    Avaliar a eficiência da gestão escolar integral no processo ensino-aprendizagem : estudos de casos nas escolas estaduais da região de Campo Largo

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    BERNADETE TEREZINHA PEREIRA.pdf (9.351Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Pereira, Bernadete Terezinha
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Entendida a gestão como administração, tomada de decisão, organização e direção no processo de aprendizado e a gestão escolar como processo democrático com planejamento, tomada de decisões e a avaliação dos resultados alcançados, as dificuldades no gerenciamento da escola envolvendo as questões internas e externas acabam influenciando no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho buscou analisar a eficiência e eficacia da gestão escolar, demonstrando a partir da pesquisa bibliográfica, da observação direta e da pesquisa de campo, em três escolas do município de Campo Largo, que a gestão escolar deve ser eficiente e eficaz agindo pró-ativamente para melhorar o resultado das escolas, contribuindo de forma efetiva com apresentação de propostas e sugestões para a melhoria da gestão escolar, demonstrando a importância da mesma no processo ensino-aprendizagem como forma de contribuição profissional. A pesquisa tem par objetivo avaliar a eficiência e eficacia da gestão escolar integral no processo ensino-aprendizagem apresentando uma proposta consolidada com orientações e sugestões para implementar políticas públicas a fim de melhorar a gestão escolar integral. Verifica-se também, que compete ao diretor da escola resgatar a dimensão educacional das avaliações institucionais, coordenando o processo, divulgando experiências bem sucedidas, garantindo a participação e o envolvimento de todos, comprometendo-se com o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. Apresentam-se propostas para apoiar a gestão escolar melhorando assim, a qualidade do ensino publico
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65344
    Collections
    • Formulação e Gestão de Políticas Públicas [64]

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