dc.contributor.advisor | Salles, Liliane Schenfelder | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Geneci da Rosa Quevedo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T12:31:29Z | |
dc.date.available | 2021-03-30T12:31:29Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/65270 | |
dc.description | Orientador : Liliane Schenfelder Salles | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar e descrever o Plano Personalizado de Atendimento que possibilitou a melhoria na qualidade educacional de três escolas públicas do estado do Paraná na área metropolitana norte de Curitiba, também demonstrou ser um diferencial na avaliação para corrigir o atraso escolar dos alunos. Investigando os indicadores educacionais das escolas públicas do Paraná, constatou-se um índice acima da média, no estado, relativo a defasagem idade/ano/série dos alunos das referidas escolas, antes da aplicabilidade do mesmo. Com os dados aqui coletados, o estudo realizado apresenta algumas especificidades e desafios deste Plano Personalizado, bem como possibilita a obtenção de ferramentas para trabalho pedagógico na reclassificação de alunos e, igualmente, subsidia novos estudos sobre a permanência e o sucesso do aluno na escola, tendo como alvo a prevenção do abandono e evasão escolar. Como órgão público da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, o Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania, em Piraquara-PR, possui autonomia para refletir, pesquisar e viabilizar ações para a melhoria da prática pedagógica com fins na qualidade educacional e na articulação da educação não-formal com a educação formal. Este trabalho mostra uma das muitas ações, no intuito desta melhoria, e usa como pressuposto princípios essenciais que é o de resgatar a cidadania na escola, os valores morais, éticos e humanos, sendo estes, os principais motivos que move ao resgate da autoestima. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.title | Distorção idade/ série/ ano : uma análise do plano personalizado de atendimento (PPA) como um diferencial na avaliação educacional | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |