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    Distorção idade/ série/ ano : uma análise do plano personalizado de atendimento (PPA) como um diferencial na avaliação educacional

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    R - E - GENECI DA ROSA QUEVEDO GONCALVES.pdf (349.1Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Gonçalves, Geneci da Rosa Quevedo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar e descrever o Plano Personalizado de Atendimento que possibilitou a melhoria na qualidade educacional de três escolas públicas do estado do Paraná na área metropolitana norte de Curitiba, também demonstrou ser um diferencial na avaliação para corrigir o atraso escolar dos alunos. Investigando os indicadores educacionais das escolas públicas do Paraná, constatou-se um índice acima da média, no estado, relativo a defasagem idade/ano/série dos alunos das referidas escolas, antes da aplicabilidade do mesmo. Com os dados aqui coletados, o estudo realizado apresenta algumas especificidades e desafios deste Plano Personalizado, bem como possibilita a obtenção de ferramentas para trabalho pedagógico na reclassificação de alunos e, igualmente, subsidia novos estudos sobre a permanência e o sucesso do aluno na escola, tendo como alvo a prevenção do abandono e evasão escolar. Como órgão público da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, o Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania, em Piraquara-PR, possui autonomia para refletir, pesquisar e viabilizar ações para a melhoria da prática pedagógica com fins na qualidade educacional e na articulação da educação não-formal com a educação formal. Este trabalho mostra uma das muitas ações, no intuito desta melhoria, e usa como pressuposto princípios essenciais que é o de resgatar a cidadania na escola, os valores morais, éticos e humanos, sendo estes, os principais motivos que move ao resgate da autoestima.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65270
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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