Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBotelho, João Luizpt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Estratégias em Segurança Públicapt_BR
dc.creatorMoukarzel, Paulo Ekkept_BR
dc.date.accessioned2024-08-29T13:27:10Z
dc.date.available2024-08-29T13:27:10Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64824
dc.descriptionOrientadores: João Luiz Botelho, Helena de Fatima Nunes Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização Estrategias em Segurança Publicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Pesquisa descritiva quantitativa sobre a utilização de radares fixos para o controle da velocidade de deslocamento de veículos automotores nas rodovias estaduais catarinenses. Apresenta e discute os resultados e a utilização de radares fixos para o controle da velocidade de deslocamento de veículos automotores nas rodovias estaduais catarinenses no período compreendido entre os anos de 1995 a 2007. Analisa e demonstra os indicadores de acidentalidade, vitimação e fatalidade, no período compreendido entre os anos de 1995 a 2002, quando em parte da malha viária de rodovias estaduais, existiam radares fixos instalados e compara com o período compreendido entre os anos de 2003 a 2007, quando estes equipamentos foram removidos das rodovias estaduais catarinenses. Apresenta os resultados estatísticos levando em conta a evolução da frota e o volume médio diário de veículos em circulação nas rodovias estaduais. Demonstra se houve melhoria e em que percentual para a segurança dos usuários das rodovias catarinenses com e sem os radares fixos no período compreendido entre os anos de 1995 a 2007. Mediante a análise estatística das informações oficiais disponibilizadas, as rodovias estaduais com radares fixos representaram em media 13% da malha viária, por onde circularam 42% do volume médio diário de veículos. O índice da acidentalidade dos acidentes com vítimas foi 12% menor nas rodovias com radares fixos e 85% maior com a remoção destes, comparadas com as rodovias sem os equipamentos. O índice de vitimação (feridos) foi 21% menor com os radares e 73% maior após a remoção destes, e o índice de fatalidade (mortos) foi 31% menor com os radares e 51% maior sem os mesmos, além disso, o custo sócio-econômico dos acidentes praticamente dobrou após a remoção dos equipamentos. Confirma-se que os radares fixos foram eficientes e eficazes no controle da velocidade e na redução dos acidentes de transite e vítimas nas rodovias onde foram implantados, contribuindo para a melhoria da segurança dos usuários das rodovias estaduais de Santa Catarina.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPolicia rodoviaria - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsito - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectTransito - Infrações - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectVeiculos - Velocidadept_BR
dc.subjectRadarpt_BR
dc.titleO controle da velocidade por intermédio de equipamentos fixos nas rodovias estaduais de Santa Catarinapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples