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    O controle da velocidade por intermédio de equipamentos fixos nas rodovias estaduais de Santa Catarina

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    PAULO EKKE MOUKARZEL.pdf (34.27Mb)
    Data
    2008
    Autor
    Moukarzel, Paulo Ekke
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Pesquisa descritiva quantitativa sobre a utilização de radares fixos para o controle da velocidade de deslocamento de veículos automotores nas rodovias estaduais catarinenses. Apresenta e discute os resultados e a utilização de radares fixos para o controle da velocidade de deslocamento de veículos automotores nas rodovias estaduais catarinenses no período compreendido entre os anos de 1995 a 2007. Analisa e demonstra os indicadores de acidentalidade, vitimação e fatalidade, no período compreendido entre os anos de 1995 a 2002, quando em parte da malha viária de rodovias estaduais, existiam radares fixos instalados e compara com o período compreendido entre os anos de 2003 a 2007, quando estes equipamentos foram removidos das rodovias estaduais catarinenses. Apresenta os resultados estatísticos levando em conta a evolução da frota e o volume médio diário de veículos em circulação nas rodovias estaduais. Demonstra se houve melhoria e em que percentual para a segurança dos usuários das rodovias catarinenses com e sem os radares fixos no período compreendido entre os anos de 1995 a 2007. Mediante a análise estatística das informações oficiais disponibilizadas, as rodovias estaduais com radares fixos representaram em media 13% da malha viária, por onde circularam 42% do volume médio diário de veículos. O índice da acidentalidade dos acidentes com vítimas foi 12% menor nas rodovias com radares fixos e 85% maior com a remoção destes, comparadas com as rodovias sem os equipamentos. O índice de vitimação (feridos) foi 21% menor com os radares e 73% maior após a remoção destes, e o índice de fatalidade (mortos) foi 31% menor com os radares e 51% maior sem os mesmos, além disso, o custo sócio-econômico dos acidentes praticamente dobrou após a remoção dos equipamentos. Confirma-se que os radares fixos foram eficientes e eficazes no controle da velocidade e na redução dos acidentes de transite e vítimas nas rodovias onde foram implantados, contribuindo para a melhoria da segurança dos usuários das rodovias estaduais de Santa Catarina.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/64824
    Collections
    • Segurança pública [100]

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