Performance docente no discurso de professores de geografia
Resumo
Resumo: A pesquisa Performance docente no discurso de professores de Geografia, vinculada ao Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), é uma investigação de cunho qualitativo que tem como quadro teórico-metodológicos pressupostos da Educação Performativa e da Análise de Discurso de Linha Francesa. Tendo como objetivo norteador desvelar os diferentes discursos pedagógicos que significam sentidos e se materializam na performance docente e na performatividade da prática educativa dos sujeitos professores de geografia, formados pela educação à distância. Buscou-se saber quais paradigmas são discursados nos diferentes ambientes formativos, em especial no modelo adotado pela modalidade de ensino de EaD. Como procedimento metodológico, foi desenvolvido um curso de formação, no município de Rio Negro- Paraná, sobre práticas em Geografia, no qual foram realizadas diferentes metodologias no ensino e aprendizagem desta ciência, e inserção de experimentações performativas. O corpus analítico é composto pela descrição das atividades realizadas nesta formação, seguido da análise dos fragmentos discursivos mediante ao questionário inicial, diálogos nos espaços discursivos do referido curso e relatos finais solicitados aos docentes. A pesquisa apresenta como resultados, que as performances docentes materializam sentidos significados pelos discursos pedagógicos com tendência ao autoritário, delineados pelo paradigma moderno, e concepções de uma educação bancária. Vislumbramos que os mesmos, no entanto, movimentaram sentidos para a possibilidade de encarnar outros e novos modos de ser-fazer a prática em educação. Concluímos que há necessidade de espaços mais dialógicos nos ambientes formativos, que priorizem a interação, a reversabilidade, o tempo performativo dos sujeitos e as diferentes realidades escolares, colocando o futuro professor em contato com materiais, métodos e linguagens diversos, que possam reconfigurar seu próprio processo formativo para a docência no ensino da geografia. Palavras-chave: Educação Performativa. Discurso. Geografia. Formação Docente. Abstract: The research Performance teacher in the discourse of Geography teachers, linked to the Laboratory of Studies in Performative Education, Language and Theatricalities (ELiTe / UFPR / CNPq), is a qualitative research that has as theoreticalmethodological framework the assumptions of Performative Education and of French Line Speech Analysis. With the guiding objective to unveil the different pedagogical discourses that mean meanings and materialize in the teaching performance and the performativity of the educational practice of the geography teachers subjects, formed by distance education. We sought to know which paradigms are addressed in the different formative environments, especially in the distance education modality. As a methodological procedure, a training course was developed in the city of Rio Negro - Paraná, about practices in Geography, in which different methodologies were performed in the teaching and learning of this science, and insertion of performative experiments. The analytical corpus is composed by the description of the activities carried out in this formation, followed by the discursive fragments analysis through the initial questionnaire, dialogues in the discursive spaces of the referred course and the final reports requested to the teachers. The research presents as results, that the teaching performances materialize meanings meaning by the pedagogical discourses with tendency to the authoritarian, outlined by the modern paradigm, and conceptions of a banking education. We see that they, however, moved senses to the possibility of embodying others and new ways of being-doing the practice in education. We conclude that there is a need for more dialogic spaces in the formative environments, which prioritize interaction, reversibility, the performative time of the subjects and the different school realities, putting the future teacher in contact with different materials, methods and languages that can reconfigure their own formative process for teaching in the teaching of geography. Keywords: Performative Education. Speech. Geography. Teacher Training.
Collections
- Dissertações [204]