Planejamento estratégico como ferramenta de gestão nas pequenas empresas : estudo de caso
Resumo
Resumo: As micro e pequenas empresas representam 99% da nossa malha empresarial nacional. Com as constantes mudanças e aumentos na competitividade entre essas empresas, e cada vez mais necessária uma politica especializada de gestão. E fundamental para a própria sobrevivência da empresa que o planejamento estratégico seja executado de uma forma lógica e estudada. A empresa deve ter uma visão clara, coerente e instigante das suas metas e objetivos, não apenas em função do mercado e do produto, mas também em função do aspecto financeiro. A ausência destas metas e objetivos fara com que a empresa fique a deriva e, consequentemente, não tenha sucesso. A pesquisa visa destacar a importância do Planejamento Estratégico na gestão das organizações, apresentar as principais etapas para a implantação do processo de Planejamento Estratégico e procura esclarecer os aspectos fundamentais dos conceitos de visão, missão e ambientes. O objetivo dessa pesquisa e elaborar um Planejamento Estratégico, fazendo com que ele possa auxiliar o empresário no sucesso do seu negócio. Como objeto de estudo será analisado uma loja de roupas infantis situada em Joinville, que poderá utilizar o Planejamento Estratégico a ser elaborado. A metodologia que será adotada neste trabalho será qualitativa e descritiva. De início, fez-se uma revisão bibliográfica, onde foram resumidos os principais conceitos e processes envolvidos nas diversas fases do Planejamento Estratégico ao longo do tempo. Esses conceitos são analisados de forma sintética no tópico 2.
Collections
- Contabilidade e finanças [644]