Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchipper, Carla Maria de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherVestena, Carla Luciane Blumpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-13T14:03:29Z
dc.date.available2019-12-13T14:03:29Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64539
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra Carla Luciane Blum Vestenapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 02/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 289-301pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humanopt_BR
dc.description.abstractResumo: Com a crença de que um trabalho sistematizado metodologicamente e que protagoniza o aluno com DI (Deficiência Intelectual) como agente produtor de seu conhecimento e raciocínio promove desenvolvimento intelectual e moral, empreendemos um estudo qualitativo, denominado pesquisa intervenção, amparado na epistemologia genética e no método clínico Piagetiano, com objetivo de elaborar, desenvolver e avaliar um programa pedagógico sistematizado em metodologias ativas e problematizadoras para o desenvolvimento cognitivo e moral de adolescentes com DI. Realizamos setenta e cinco sessões de intervenção pedagógica em três áreas, sendo: Desenvolvimento Moral, Raciocínio Lógico e Educação Problematizadora. Além disso, no dia a dia se buscou manter atitudes e práticas de problematização e metodologia ativa. A intervenção foi executada regularmente durante um ano letivo, três vezes por semana, em uma sala de ensino fundamental para analisar quais são os elementos que impedem ou facilitam o pleno desenvolvimento cognitivo e moral de um grupo de seis adolescentes com deficiência intelectual, alunos de uma Escola de Educação Básica na Modalidade Especial na região Centro-Oeste do Paraná. Investigamos a dimensão cognitiva e moral anterior e posterior à aplicação do programa de intervenção por meio das provas operatórias piagetianas e apresentação de narrativas de histórias morais embasados em Piaget para observar o raciocínio e as argumentações dos alunos nas respostas. A intervenção foi profícua para o desenvolvimento operatório de cinco dos seis pesquisados, ao ponto de que saíssem da irreversibilidade e conseguissem realizar algumas abstrações e generalizações, se aproximando do nível operatório concreto, com exceção de um, mas o processo de intervenção foi primordial para que completasse o estágio pré-operatório. Se no desenvolvimento da habilidade operatória os resultados foram promissores, no aspecto moral os avanços foram observados, mas em menor proporção, pois a maioria manteve-se em período intermediário. Encontramos muitas marcas heterônomas, reveladas nas argumentações a favor da responsabilidade objetiva frente a desajeitamentos, à necessidade de sanção, preferências por sanção expiatória e pela crença na justiça imanente. Logo, o espaço, as relações heterônomas no lar e na escola, a compreensão institucional de moral prescritiva e a forma de gestão de conflitos e incivilidades foram alguns indicadores de interferência no desenvolvimento moral do grupo participante. Apesar de cognição e moral desenvolverem-se de modo correlato, pudemos concluir que o nível cognitivo não foi totalmente determinante para o desenvolvimento da moral, pois observamos em alguns de nossos pesquisados avanços operatórios exponencialmente acima da moral, comprovados pelos testes bem como pelas atitudes no cotidiano escolar. Depreende-se disto que o funcionamento atípico do raciocínio não é o único responsável pelo desenvolvimento moral com marcas heterônomas, aspectos afetivos e sociais devem ser ponderados. Portanto, o DI, pode ter no exterior alguns obstáculos para expansão do domínio moral. Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Desenvolvimento Cognitivo. Desenvolvimento Moral. Epistemologia Genética. Metodologia Ativa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: With the belief that a work systematized methodologically and that leads the student with ID as an agent producing his knowledge and reasoning promotes intellectual and moral development, we undertake a qualitative study, called intervention research, supported by genetic epistemology and the Piagetian clinical method, with the goal to elaborate, aplicate and evaluate a systematized pedagogical program in active and problematizing methodologies for cognitive and moral development of adolescents with ID. We conducted seventy-five sessions of pedagogical intervention in three areas: Moral Development, Logical Reasoning and Problem - Based Learning. In addition, day-to-day attempts were made to maintain problematization practices and active methodology. The intervention was performed regularly during a school year, three times a week, in a primary school room with the purpose of analyzing what are the elements that foreclose or facilitate the full cognitive and moral development of a group of six adolescents with intellectual disability, students of a School of Basic Education in the Special Mode in the Central-West region of Paraná. We investigated the cognitive and moral dimension before and after the application of the intervention program through Piagetian operative tests and the presentation of narratives of moral stories based on Piaget to observe the reasoning and the students' arguments in the answers. The intervention was profitable for the operative development of five of the six students, to the point that they came out of irreversibility and could achieve some abstractions and generalizations, approaching the concrete operative level, with the exception of one, but the intervention process was primordial for complete the preoperative stage. If in the development of the operative skill the results were promising, in the moral aspect the advances were observed, but to a lesser extent, because the majority remained in the intermediate period. We find many heteronomous marks, revealed in arguments for objective responsability to clumsiness, need for sanction, preferences for expiatory sanction, and belief in immanent justice. Thus, the space, heteronomous relationships in the home and school, institutional understanding of prescriptive morals, and the way that conflicts and incivilities were managed were some indicators of interference in the moral development of the participating group. Although cognition and morality developed in a correlated way, we could conclude that the cognitive level was not totally determinant for the development of morality, because we observed in some of our researcheds exponential operational advances above moral development, as evidenced by the tests as well as the attitudes in the everyday life at school. It follows that the atypical functioning of reasoning is not the only responsible for moral development with heteronomous marks, affective and social aspects must be weighed. Therefore, the ID can have, on the outside some obstacles to the expansion of the moral domain. Keywords: Intellectual Disability. Cognitive Development. Moral Development. Genetic Epistemology. Active Methodology.pt_BR
dc.format.extent326 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleIntervenção pedagógica para o desenvolvimento cognitivo e moral de adolescentes com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples