Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarconcin, Patriciapt_BR
dc.contributor.otherGomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherNishiyama, Anita, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-30T22:39:00Z
dc.date.available2020-03-30T22:39:00Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64353
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Maria Alvarenga Gomespt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Anita Nishiyamapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO. Defesa : Curitiba, 31/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 37-41pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A Botânica é uma das áreas da Biologia que apresenta maior dificuldade de estudo e é considerada por muitos estudantes do Ensino Médio como desinteressante. Este trabalho pretende analisar o conhecimento geral de botânica por estudantes do ensino médio de uma escola pública e propor o uso de ambientes alternativos à sala aula convencional, os chamados ambientes não formais: tais como parques, laboratórios, áreas externas da escola, dentre outros. Para que as atividades nestes locais sejam produtivas, sugere-se que o docente tenha um planejamento prévio dos objetivos a serem alcançados, evitando que o momento se torne um simples entretenimento. Os ambientes não formais foram utilizados na montagem de propostas de aulas de botânica direcionadas aos alunos do ensino médio, fornecendo uma sequência didática de roteiros que estarão disponíveis através de um blog educacional, construído na plataforma Blogger. Pretende-se que o blog criado, possa ser empregado como subsídio para que os professores do ensino médio que desejam melhorar a sua práticapedagógica, utilizem espaços não formais, para trabalhar temas relacionados à botânica. A pesquisa sugere, por meio dos resultados obtidos, que as plantas apesar de estarem no nosso cotidiano, não são reconhecidas pela maioria dos discentes. Ao fornecermos ferramentas de apoio ao professor, com roteiros em ambientes viáveis, espera-se um novo olhar e a valorização destes seres que se fazem presentes em todas as esferas da vida humana. Palavras-chave: laboratório, áreas verdes, sequência didática, aprendizado, roteiros, metodologia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Botany is one of the areas of Biology that presents greater difficulty of study and is considered by many students of High School as uninteresting. This work aims to analyze the general knowledge of botany by high school students of a public school and propose the use of alternative environments to the conventional classroom, the so-called non-formal environments: such as parks, laboratories, external areas of the school, among others. In order for the activities in these places to be productive, it is suggested that the teacher has a prior planning of the objectives to be achieved, avoiding that the moment becomes a mere entertainment. Non-formal environments were used in the assembly of proposals for botany classes aimed at high school students, providing a didactic sequence of scripts that will be available through an educational blog, built on the Blogger platform. It is intended that the blog created, can be used as a subsidy so that high school teachers who wish to improve their practice-pedagogy, use non-formal spaces to work on botany-related topics. The research suggests, through the results obtained, that the plants, although they are in our daily life, are not recognized by most of the students. By providing tools to support the teacher, with scripts in viable environments, we expect a new look and appreciation of these beings that are present in all spheres of human life. Keywords: laboratory, green areas, didactic sequence, learning, scripts, methodologypt_BR
dc.format.extent64 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLaboratóriospt_BR
dc.titleBlog educacional : ambientes não formais e o ensino de botânicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples