Gestão de competências na administração pública federal : estudo de caso em um hospital de grande porte
Resumo
Resumo : O presente trabalho refere-se a um estudo de caso realizado em um hospital universitário pertencente à Administração Pública Federal e localizado na cidade de Curitiba. O objetivo do presente estudo é identificar se a implantação do programa de gestão por competencias no hospital se assemelha à gestão por competências usualmente encontradas na literatura. Para a compreensão do que é Administração Pública Federal, suas principais características, as diversas formas de se classificar uma organização hospitalar, a conceituação do termo gestão por competências e as principais características desta ferramenta gerencial, foi realizada pesquisa bibliográfica. As características inerentes a Administração Pública identificadas foram que esta pode ser dividida em Administração Direta e Indireta. As características encontradas sobre gestão por competencias foram: conceituação de competencia, conceito de compentencias individuais, a importancia da gestão por competências como ferramenta gerencial, das políticas de recursos humanos, da gestão por desenpenho, da descrição e a análise de cargos e da gestão do desenpenho por competência. Uma vez realizada a parte bibliográfica, foi realizada uma entrevista com um gestor da área de gestão de pessoas, na qual foram identificadas as etapas da implantação do programa de gestão por competências na organização estudada bem como as principais dificuldades na implantação da ferramenta. Os resultados da pesquisa evidenciaram se o programa implantado corresponde aquilo que a literatura científica apresenta como gestão por competência.
Collections
- Controladoria [514]