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dc.contributor.advisorPorsse, Alexandre Alves, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorBispo, Arthur Cassemiropt_BR
dc.date.accessioned2024-11-04T19:20:17Z
dc.date.available2024-11-04T19:20:17Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63994
dc.descriptionOrientador : Alexandre Alves Porssept_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho aborda a relação entre desenvolvimento econômico e infraestrutura de transporte rodoviária, utilizando-se do recorte da BR-381 pelo estado de Minas Gerais. Esta rodovia tem uma importância central para o fluxo de mercadoria, serviços e passageiros no país, sendo ligação de Belo Horizonte até São Paulo em seu eixo sul e do Nordeste para o Sudeste em seu eixo norte. Com isso, busca-se estimar efeitos positivos da duplicação desta estrada de rodagem para uma série de variáveis socioeconômicas, afim de ratificar a importância do investimento em infraestrutura de transporte para a economia regional. Para compor a competência de levantamento bibliográfico, foi feito uma revisão das teorias de desenvolvimento regional exógenas, teorias de localização e da literatura feita que relaciona crescimento e infraestrutura. Em seguida realizou-se uma pesquisa sobre a evolução do transporte no país, assim como compreender o atual estado de transportes em Minas Gerais e um diagnóstico BR-381. A metodologia escolhida é uma avaliação de impacto intitulada de "diferença em diferenças", que analisa possíveis efeitos de uma política pública a separando em grupo de tratamento, qual recebeu a duplicação da rodovia, e de controle, que não recebeu esta medida. Com o uso de dados fornecidos pelo Atlas Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), seleciona-se variáveis relevantes que possam demonstrar a repercussão da duplicação da BR-381.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransporte e Estadopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectRodovias - Aspectos econômicospt_BR
dc.titleRelação entre infraestrutura rodoviária e desenvolvimento econômico : uma análise da duplicação da BR-381 em Minas Geraispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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