dc.contributor.advisor | Porsse, Alexandre Alves, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.creator | Bispo, Arthur Cassemiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T19:20:17Z | |
dc.date.available | 2024-11-04T19:20:17Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/63994 | |
dc.description | Orientador : Alexandre Alves Porsse | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho aborda a relação entre desenvolvimento econômico e infraestrutura de transporte rodoviária, utilizando-se do recorte da BR-381 pelo estado de Minas Gerais. Esta rodovia tem uma importância central para o fluxo de mercadoria, serviços e passageiros no país, sendo ligação de Belo Horizonte até São Paulo em seu eixo sul e do Nordeste para o Sudeste em seu eixo norte. Com isso, busca-se estimar efeitos positivos da duplicação desta estrada de rodagem para uma série de variáveis socioeconômicas, afim de ratificar a importância do investimento em infraestrutura de transporte para a economia regional. Para compor a competência de levantamento bibliográfico, foi feito uma revisão das teorias de desenvolvimento regional exógenas, teorias de localização e da literatura feita que relaciona crescimento e infraestrutura. Em seguida realizou-se uma pesquisa sobre a evolução do transporte no país, assim como compreender o atual estado de transportes em Minas Gerais e um diagnóstico BR-381. A metodologia escolhida é uma avaliação de impacto intitulada de "diferença em diferenças", que analisa possíveis efeitos de uma política pública a separando em grupo de tratamento, qual recebeu a duplicação da rodovia, e de controle, que não recebeu esta medida. Com o uso de dados fornecidos pelo Atlas Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), seleciona-se variáveis relevantes que possam demonstrar a repercussão da duplicação da BR-381. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Transporte e Estado | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento regional | pt_BR |
dc.subject | Rodovias - Aspectos econômicos | pt_BR |
dc.title | Relação entre infraestrutura rodoviária e desenvolvimento econômico : uma análise da duplicação da BR-381 em Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |