O endomarketing como veículo gerador de produtividade e motivação
Abstract
Resumo: O estudo teve por objetivo realizar um Estudo de Caso a partir de observações do público interno que atua em uma empresa de produtos e serviços na área de Tl, localizada na cidade de Curitiba/PR, com o intuito de elaborar um diagnóstico da realidade interna da empresa, tendo por base os princípios gerais do Endomarketing. Para tal, inicialmente foi desenvolvida pesquisa bibliográfica, a fim de fundamentar teoricamente os temas relacionados. A seguir, foi realizada a anáise ambiental, a qual assinalou dificuldades na comunicação interna, no grau de motivação dos colaboradores, bem como a necessidade de adaptações físicas no ambiente de trabalho para obter um melhor desempenho e oferecer melhores condições para realização das atividades laborais. As informações percebidas, após analisadas, subsidiaram a elaboração de propostas com vistas a melhoria e a solução dos problemas constatados. Propôs-se, assim, além de modificações físicas no ambiente de trabalho, como instalação de um sistema de ar-condicionado para maior conforto dos trabalhadores, também a realização de reuniões periódicas entre chefia e funcionários, a fim de tornar os canais de comunicação interna mais eficientes. Foi percebida, ainda, a necessidade de mais investimentos em equipamentos e ferramentas, visando agilizar a realização das tarefas, sobretudo as de conserto e manutenção de notebooks. As ações de marketing também devem ser reforçadas e diversificadas, ampliando assim a fatia de mercado que a empresa já detêm. Acredita-se que tais sugestões possam, de fato, contribuir de forma significativa para a melhoria do desempenho da empresa, que precisa se manter atenta as necessidades de seu publico interno para que possa, com isso, atingir com maior eficacia o publico externo, ampliando, desta forma, suas chances de sucesso no mercado competitivo em que atua.
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- Gestão empresarial [243]