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dc.contributor.advisorBagattolli, Carolina, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorSilva, Allan José Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-04T18:39:51Z
dc.date.available2024-11-04T18:39:51Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63600
dc.descriptionOrientador : Carolina Bagattollipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho faz uma revisão das políticas educacionais de avaliação no Brasil, desde o seu contexto neoliberal, influenciando e pautando a educação. Esta conceituação serve como fundamento para que se realize uma análise do histórico do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como instrumento de responsabilização a partir dos resultados escolares, influindo em políticas públicas e sendo alvo de críticas por parte de profissionais da educação. Propõe-se, então, a análise de outros Indicadores Educacionais que contextualizam o resultado a partir das condições de ensino. Considerando que este indicador tem como função o accountability das Unidades e Redes, mas que foca apenas nos resultados, é proposto que se faça uma análise dos números da educação a partir de outros indicadores, privilegiando os que já são totalizados e divulgados pelo INEP, órgão responsável pela estatística educacional. Foram selecionados alguns destes indicadores e a partir deles feito uma análise em contexto, principalmente focando nos insumos que fornecem as condições para os resultados apreendidos pelo IDEB. Para efeito de teste, foi realizado um teste de correlação entre os indicadores selecionados e o IDEB.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectEmpresas - Indicadorespt_BR
dc.titlePolíticas públicas e educação : o índice de desenvolvimento do ensino básico - IDEB como política de responsabilizaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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