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dc.contributor.advisorCouto, Paula Rogeria Lima, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorBochoski, Suzana do Pradopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-24T19:04:15Z
dc.date.available2024-06-24T19:04:15Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63490
dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Paula Rogeria Lima Coutopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 23/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.132pt_BR
dc.description.abstractResumo: Há uma significativa quantidade de softwares educacionais à disposição dos docentes. Especialmente em relação à Matemática, o ensino de Geometria se torna mais eficiente a partir do uso de tais recursos. No entanto, ainda se percebem impedimentos em relação ao manuseio destes softwares, por diferentes motivos. Um deles, certamente, é o tempo demandado para a elaboração das atividades e este foi o principal elemento motivador deste estudo: oferecer, aos docentes, ferramentas, a partir do uso do GeoGebra (software escolhido por ser livre, dinâmico, multiplataforma e que reúne recursos também de álgebra e cálculo), que propiciem dinamismo às aulas sem sobrecarregá-los com mais planos e tarefas. Ao longo do estudo, montaram-se 12 miniaplicativos que envolviam o estudo do triângulo e suas invariantes. Também se buscou fundamentar a necessidade de se inserir recursos tecnológicos às aulas, a partir do que se encontra nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Plano Nacional de Educação, além de literaturas de especialistas no ramo da Educação e da Matemática. Por fim, criaram-se planos de aula, com orientações ao professor para cada miniaplicativo, os objetivos da atividade, orientações quanto à aplicação e metodologia, bem como a avaliação, além de uma descrição da atividade pelo método tradicional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: There is a significant amount of educational softwares available to teachers. Especially when it comes to Mathematics, the teaching of Geometry becomes more effective from the use of such resources. However, its noticed some obstacles on the handling of these softwares for several reasons. One of them, certainly, is the time demanded for the elaboration of activities and this was the main motivating element of this research paper: to offer tools for teachers, by the use of GeoGebra (software chosen for being free, dynamic, multiplatform and also offers algebra and calculation resources), that gives dynamism to the classes without overloading them with more class plans and tasks. Throughout the study, 12 applets that involved the study of the triangle and its invariants were assembled. It was also sought to substantiate the need of the insertion of technological resources to the classes, based on what is established on the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Parameters) and in the Plano Nacional de Educação (National Education Plan), in addition to what was found in literature of specialist in the area of Education and Mathematics. Finally, lesson plans were created, with directions for the teachers for each applet, the goals of the activity, guidance on the use and methodology, and also a description of the activity by the traditional method.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeometria computacionalpt_BR
dc.subjectTriangulopt_BR
dc.subjectSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO triângulo e suas invariantes : investigações por meio de aplicativos dinâmicos (Parte II)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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