O triângulo e suas invariantes : investigações por meio de aplicativos dinâmicos (Parte II)
Resumo
Resumo: Há uma significativa quantidade de softwares educacionais à disposição dos docentes. Especialmente em relação à Matemática, o ensino de Geometria se torna mais eficiente a partir do uso de tais recursos. No entanto, ainda se percebem impedimentos em relação ao manuseio destes softwares, por diferentes motivos. Um deles, certamente, é o tempo demandado para a elaboração das atividades e este foi o principal elemento motivador deste estudo: oferecer, aos docentes, ferramentas, a partir do uso do GeoGebra (software escolhido por ser livre, dinâmico, multiplataforma e que reúne recursos também de álgebra e cálculo), que propiciem dinamismo às aulas sem sobrecarregá-los com mais planos e tarefas. Ao longo do estudo, montaram-se 12 miniaplicativos que envolviam o estudo do triângulo e suas invariantes. Também se buscou fundamentar a necessidade de se inserir recursos tecnológicos às aulas, a partir do que se encontra nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Plano Nacional de Educação, além de literaturas de especialistas no ramo da Educação e da Matemática. Por fim, criaram-se planos de aula, com orientações ao professor para cada miniaplicativo, os objetivos da atividade, orientações quanto à aplicação e metodologia, bem como a avaliação, além de uma descrição da atividade pelo método tradicional. Abstract: There is a significant amount of educational softwares available to teachers. Especially when it comes to Mathematics, the teaching of Geometry becomes more effective from the use of such resources. However, its noticed some obstacles on the handling of these softwares for several reasons. One of them, certainly, is the time demanded for the elaboration of activities and this was the main motivating element of this research paper: to offer tools for teachers, by the use of GeoGebra (software chosen for being free, dynamic, multiplatform and also offers algebra and calculation resources), that gives dynamism to the classes without overloading them with more class plans and tasks. Throughout the study, 12 applets that involved the study of the triangle and its invariants were assembled. It was also sought to substantiate the need of the insertion of technological resources to the classes, based on what is established on the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Parameters) and in the Plano Nacional de Educação (National Education Plan), in addition to what was found in literature of specialist in the area of Education and Mathematics. Finally, lesson plans were created, with directions for the teachers for each applet, the goals of the activity, guidance on the use and methodology, and also a description of the activity by the traditional method.
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