Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHenkel, Evelyn, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherPadovani, Stephania, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-21T17:02:38Z
dc.date.available2019-10-21T17:02:38Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63117
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Stephania Padovanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ates, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 27/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 204-210pt_BR
dc.description.abstractResumo: Atualmente os infográficos nem sempre são planejados pensando no suporte em que serão utilizados. No caso dos infográficos para smartphones, frequentemente eles são apenas redimensionados de outros suportes, o que pode ocasionar problemas de legibilidade e navegação. A literatura investigada aponta uma possível subutilização da infografia e suas potencialidades no suporte smartphone. A infografia é abordada mais frequentemente sob uma perspectiva jornalística, e esse fato pode gerar lacunas quanto à perspectiva de design de infografia para smartphones, quanto às especificidades técnicas de design. Embora em larga expansão, essa área de pesquisa ainda é incipiente e pouco explorada. Essa pesquisa de caráter exploratório tem como objetivo identificar mecanismos de interação em infográficos em smartphones, verificando como os usuários interagem com eles e suas preferências no que tange aos aspectos de interação. O método consiste em uma combinação de revisão sistemática de literatura, estudo analítico e ensaio de interação. Foram desenvolvidos os instrumentos necessários para análise dos infográficos, bem como o questionário utilizado no Ensaio de Interação. Fez-se a análise de 27 infográficos no suporte smartphone, e realizou-se os ensaios de interação com 14 usuários. Os resultados foram condizentes com a literatura: constatou a carência de literatura acerca da temática, e quando há literatura, não é considerada a priori o desenvolvimento dos infográficos para smartphones. Além disso, foi possível perceber que os infográficos para smartphones não têm autonomia e são muito parecidos entre si, o que dificulta a categorização de paradigmas de interação em infografia mobile. Também não exploram as vantagens do meio digital em relação à navegação e interação. Por fim, foi constatado que os usuários preferem infográficos simples, concisos, intuitivos, interativos, animados, e "dinâmicos". Palavras-chave: Infografia. Mobile. Smartphones.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Nowadays infographics are not always planned considering the support in which they will be used. In the case of smartphone infographics, they are often only resized from other media, which can cause to readability and navigation problems. The investigated literature points out a possible underutilization of the infographics and their potentialities in the smartphone. The infographics are approached more frequently from a journalistic perspective, and this fact can generate gaps regarding the design perspective of infographics for smartphones, as for the technical design specificities. Although broadly expanding, this area of research still incipient and under-explored.This exploratory research aims to identify interaction mechanisms in infographics on smartphones, verifying how users interact with them and their preferences regarding aspects of interaction. The method consists of a combination of systematic literature review, analytical study and interaction testing. The necessary tools for analyzing the infographics were developed, as well as the questionnaire used in the Interaction Test. It was made the analysis of 27 infographics in the smartphone, and the interaction tests with 14 users were carried out.The results were consistent with the literature: it verified the lack of literature on the subject, and when there is literature, it is not considered a priori the development of infographics for smartphones. In addition, it was possible to perceive that infographics for smartphones do not have autonomy and are very similar to each other, which makes it difficult to categorize interaction paradigms in mobile infographics. Also, they does not explore the advantages of the digital medium in relation to navigation and interaction. Finally, was found that users prefer simple, concise, intuitive, interactive, animated, and "dynamic" infographics. Keywords: Infography. Mobile. Smartphones.pt_BR
dc.format.extent235 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectVisualização da informaçãopt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.titleMecanismos de interação em infografia para smartphones : um estudo exploratório sobre satisfação e preferências dos usuáriospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples