Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBlasius, Luciano, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-09T13:49:37Z
dc.date.available2019-09-09T13:49:37Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62943
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Araci Asinelli-Luzpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 117-129pt_BR
dc.description.abstractResumo: A violência é considerada hoje uma pandemia social, que atinge famílias, comunidades e instituições. Fruto das inter-relações que ocorrem no ambiente ecológico escola, a violência escolar demanda a atenção de todas as pessoas que ali interagem. Tomando como base a teoria bioecológica do desenvolvimento humano, proposta por Urie Bronfenbrenner (1996), esta análise situacional busca a compreensão que policiais-militares (PMs), pertencentes ao Batalhão de Polícia Militar Escolar Comunitária (BPMEC), têm sobre a violência escolar. Acredita-se que a vivência no ambiente ecológico escolar permite ao PM do BPMEC re-significar a concepção de violência escolar e compreender sua manifestação na adolescência (processo). Espera-se contribuir para que a atuação do PM do BPMEC junto às escolas paute-se por princípios científicos, pelo compromisso ético e pela possibilidade de agir preventivamente na redução das violências escolares. Pretende-se contextualizar a atividade PM do BPMEC no campo de estudo das violências; investigar a compreensão de violência escolar por PMs do BPMEC; verificar como as violências no contexto escolar impactam na atuação do PM junto a crianças e adolescentes. Nesta pesquisa fenomenológica utiliza-se a entrevista como técnica de coleta de dados e a análise de conteúdo para interpretá-los, na concepção de Aguiar e Ozella (2013), para a busca de indicadores e a criação de núcleos de significação para a compreensão da violência escolar. As análises indicam que o PM compreende a violência em seu contexto e materialização; indicando que a violência escolar contribui para as desigualdades educacionais e situações adversas do cotidiano no ambiente ecológico escolar; também que a exposição a fatores de risco existentes deve ser enfrentada com fatores de proteção para todas as pessoas que socializam do ambiente ecológico escolar. O envolver da comunidade gera a filosofia de uma escola comunitária, que não está ali isolada, mas que pertence também àquela sociedade onde está inserida, adotando a postura de que a Educação é dever do Estado, mas responsabilidade de todos, onde esses devem sentir-se pertencentes ao contexto e ao processo, na perspectiva de que o protagonismo não deve ser apenas juvenil, mas social e demanda tempo. Palavras-chave: Desenvolvimento humano. Violência escolar. Atuação policialmilitar. Teoria bioecológica do desenvolvimento humano. Polícia Comunitária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The violence is considered as a social pandemic which affects families, communities and institutions. Result of the interrelationships that occur in ecological environment school, school violence demands the attention of all the people who interact in that environment. Based on the bioecological theory of human development proposed by Urie Bronfenbrenner (1996), this situational analysis seeks to understand that military police (MPs) belonging to the Battalion of Military Police School Community (BPMEC) have about school violence. It is believed that the experience in school ecological environment allows the MPs BPMEC mean the re-design of school violence and understand its manifestation in adolescence (process). It is expected to contribute to the performance of the MP BPMEC with schools whose agenda is by scientific principles, the ethical commitment and the possibility of preventive action in reducing school violence. It is intended to contextualize MP BPMEC activity in the study field of violence; investigate the understanding of school violence by the MPs BPMEC; verify how the violence in the school context impact the performance of PM with children and adolescents. This phenomenological research uses the interview as an instrument of data collection and content analysis to interpret them in the design of Aguiar and Ozella (2013), to search for indicators and the creation of meaning core to understanding school violence. The analyzes indicate that the MP understands violence in their context and materialization; indicating that school violence contributes to educational inequalities and adverse daily situations in the school ecological environment also existing factors exposure to risk should be faced by protection factors for all the people who socialize ecological environment of the school. Community involvement generates the philosophy of a community school which is not isolated there but it also belongs to that society in which it operates. Adopting the attitude that education is the duty of the State but from all liability. They must feel belonging to the context and process and the perspective that the role must be not only juvenile but social. Keywords: Human development. School violence. Military-police operation. Bioecological Theory of Human Development. Community Police.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: La violence est maintenant considérée comme une pandémie sociale qui affecte les familles, les communautés et les institutions. Fruit des interrelations qui se produisent à l'école de l'environnement écologique, la violence scolaire exige l'attention de toutes les personnes qui interagissent il. Basé sur la théorie bioécologique du développement humain proposé par Urie Bronfenbrenner (1996), cette analyse de la situation cherche à comprendre que la police militaire (PM), appartenant au Bataillon de la Police Militaire de la Communauté Scolaire (BPMEC) ont sur la violence scolaire. On croit que l'expérience dans un environnement écologique scolaire scolaire permet au PM du BPMEC redéfinir la conception de la violence scolaire et de comprendre sa manifestation à l'adolescence (processus). Il devrait contribuer à la performance de la PM du BPMEC avec les écoles dont le programme est par des principes scientifiques, l'engagement éthique et la possibilité d'une action préventive pour réduire la violence à l'école. Il est prévu de mettre en contexte l'activité PM du BPMEC dans le domaine de 'étude de la violence; enquêter sur la compréhension de la violence à l'école par le PM du BPMEC; verifier comme la violence dans le contexte scolaire impactant la performance de PM avec les enfants et les adolescents. Cette étude phénoménologique utilisé l'entrevue comme une technique de collecte de données et l'analyse de contenu pour les interpréter dans la conception de Aguiar et Ozella (2013), pour rechercher des indicateurs et la création de sens noyau à la violence compréhension de la violence scolaire. Les analyses indiquent que le PM comprend la violence dans leur contexte et matérialisation; indiquant que la violence scolaire contribue aux inégalités éducatives et des situations indésirables de tous les jours dans un environnement écologique scolaire; que l'exposition aux facteurs de risque existants devrait être confronté à des facteurs de protection de toutes les personnes qui socialisent environnement écologique scolaire. La communauté engagement génère la philosophie d'une école communautaire qui n'est pas isolé là, mais il appartient aussi à la société dans laquelle elle opère, en adoptant l'attitude que l'Éducation est le devoir de l'Etat, mais de toute responsabilité, lorsque ceux-ci doivent se sentir appartenant au contexte et le processus du point de vue que le rôle devrait être non seulement juvénile, mais socialement et ça dure longtemps. Mots-clés: Le développement humain. Violence scolaire. Performance Police militaire. La théorie bioécologique du développement humain. Police communautaires.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La violencia es considerada en los días de hoy una "pandemia social", que atinge las familias, las comunidades y las instituciones en general. Eso es fruto de las interrelaciones que ocurren en el ambiente ecológico de la escuela, pues la violencia escolar demanda la atención de todas las personas que entre sí se comunican, como una verdadera interacción. Tomándose como base la teoría bíoecológica del desarrollo humano, propuesta por Urie Bronfenbrenner (1996), esa análisis situacional busca cual es la comprehensión de que los policiales-militares (PMs), pertenecientes al Batallón de Policía Militar Escolar Comunitaria (BPMEC), poseen sobre la violencia escolar. Créese que la vivencia en el ambiente ecológico escolar posibilita al agente de seguridad del BPMEC re significar la concepción de violencia escolar y comprender su manifestación en la fase de adolescencia (proceso). Buscase contribuir para que la actuación del policía del BPMEC junto a las escuelas ocurra dentro de los principios científicos, por el compromiso ético, y por la posibilidad de actuar preventivamente en la reducción de las violencias escolares. Buscase aún contextualizar la actividad policial en BPMEC, principalmente en el campo de estudios de las violencias; investigar la comprehensión de la violencia escolar; y además verificar como las violencias en el contexto escolar impactan en la actuación del policía junto a los niños y chicos. En esa tesis doctoral fenomenológica se utilizó la entrevista como la técnica de coleta de datos, y los análisis de los asuntos para que hubiese la interpretación, según la concepción de Aguiar e Ozella (2013), para crear la búsqueda de indicadores, e la creación de núcleos de significación para la comprehensión de la violencia en las escuelas. Los análisis muestran que los policiales comprenden la violencia en su contexto e materialización, indicando que la violencia escolar contribuye para las desigualdades educacionales y las situaciones adversas del cotidiano en el ambiente ecológico escolar. También que la exposición a los factores de riesgos existentes deben ser enfrentados con factores de protección para todas las personas que socializan con el ambiente ecológico escolar. Lo "envolver" de la comunidad crea la filosofía de una escuela comunitaria, que no se encuentra allí sola, pero que pertenece también a aquella sociedad donde está inserida, adoptando la postura de que la Educación no eres solo un deber del Estado, sino que una responsabilidad de todos, donde esos deben sentirse pertenecientes al contexto e al proceso, en la perspectiva de que el protagonismo no debe ser apenas juvenil, pero también social, y que eso demanda tiempo. Palabras clave: Desarrollo humano. Violencia escolar. Actuación policial-militar. Teoría bioecológica del desarrollo humano. Policía Comunitaria.pt_BR
dc.format.extent146 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectParaná. Polícia Militarpt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCompreensão da violência escolar no âmbito da Polícia Militar do Paranápt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples