Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDias, Dalva Simone Strapasson, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherCarneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T13:49:11Z
dc.date.available2019-08-27T13:49:11Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62616
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dra. Sônia Maria Marchiorato Carneiropt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 341-366pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente Tese objetivou a avaliar contribuições do Projeto Cidadão Ambiental Mirim enquanto mediação pedagógica ao desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) sob o foco da alfabetização socioambiental cidadã, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa escola da Rede Municipal de Ensino em Colombo. O referencial teórico discutiu o contexto e significado sociohistórico da EA, destacando princípios teórico-metodológicos da EA, em nível mundial e nacional, como fundamentos aos anos iniciais do Ensino Fundamental; a alfabetização socioambiental como potencialidade para inserir a EA nesse nível de ensino, sob três dimensões: educativa, epistemológica e metodológica e seu desenvolvimento a partir da Pedagogia de Projetos, em conexão à comunidade do entorno escolar. Tal aporte teórico fundamentou a metodologia da pesquisa, enquanto Pesquisa-Ação Colaborativa, em quatro fases mediante a dinâmica dos Círculos Dialógicos Investigativos-formativos, possibilitando às professoras-pesquisadoras apreenderem o significado e sentido da EA, sob o foco da alfabetização socioambiental cidadã. A análise interpretativa das fases da pesquisa focou o desenvolvimento de reflexões-ações entre pesquisadora e professoras-pesquisadoras, em termos de avanços e dificuldades. Quanto aos alcances do Projeto Cidadão Ambiental Mirim, evidenciaram-se suas potencialidades enquanto mediação pedagógico-didática da EA; as professoras-pesquisadoras reelaboraram referencialmente seus conhecimentos de EA, sob o foco da alfabetização socioambiental cidadã e os educandos participaram com envolvimento e motivação na realização das atividades, contribuindo com base em suas vivências, observações e saberes. Dentre as principais dificuldades, destacam-se a falta de tempo para o Projeto e limitações para desenvolvê-lo com educandos menores (primeiros anos dos anos iniciais) quanto às problematizações da realidade ambiente. As considerações indicativas para a efetivação do Projeto nas escolas dos anos iniciais em Colombo abrangem: formação continuada de professores-alfabetizadores, coordenadores, diretores e equipe de EA das SEMMA e SEMED, em EA crítica e alfabetização socioambiental cidadã, com base nos princípios teórico-metodológicos e objetivos da EA, superando práticas informativas, ativistas e fragmentadas; apoio ao desenvolvimento do Projeto, pela SEMED e SEMMA, por meio de assessoramentos pedagógicos e materiais didáticos; os órgãos do Poder Público apoiarem iniciativas e ações escolares de EA nas comunidades colombenses, pelo enfrentamento de problemas socioambientais prejudiciais à qualidade de vida dos cidadãos e enfoque à participação de servidores, secretários municipais, vereadores e demais gestores em cursos de EA, na perspectiva da cidadania socioambiental; inclusão da alfabetização socioambiental cidadã nos PPPs das escolas, como prática contínua e integrada ao currículo; os diferentes componentes curriculares dos anos iniciais integrando a EA e o Projeto, em perspectiva transversal, inter e transdisciplinar; adequações do Projeto, sob foco da alfabetização socioambiental cidadã, nos diferentes níveis dos anos iniciais; ser desenvolvido de maneira contínua no currículo escolar, durante o ano letivo; a escola promover grupos de estudos de EA e o Projeto, por meio da dinâmica de Círculos Dialógicos; valorização do Projeto enquanto mobilização, articulação e diálogo de ações pela cidadania socioambiental, entre escola e comunidades; e avaliação contínua do Projeto sob o foco da alfabetização socioambiental cidadã, pelos docentes e equipe pedagógica das escolas, assim como pelas SEMED e SEMMA, para verificar avanços e necessidades de melhorias e aperfeiçoamentos do Projeto. Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino Fundamental; Formação Cidadã; Pedagogia de Projetos; Círculos Dialógicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this thesis was to evaluate the contributions of the Environmental Little Citizen Project as a pedagogic mediation to the development of Environmental Education (EA), related to socio-environmental citizen alphabetization within initial years of the Elementary School in a public school of Colombo, Brazil. The theoric referral discussed the socio-historical context and meaning of EA, emphasizing its theorical-methodologic principles at global and national levels, as fundament to the initial years of the Elementary School regarding social-environmental alphabetization as a potentiality to insert EA in this level of schooling, under three dimensions: educative, methodologic and epistemological. The research followed the Project Pedagogy, in connection to the school neighboring community. Such theorical support funded the research methodology, as a Collaborative Research-Action in four phases through the Investigating-Formative Dialogical Circles, enabling the researchteachers to understand the meaning of EA in relation to socio-environmental citizen alphabetization. The interpretative analysis of the research phases brought out emerging reflections between researcher and research-teachers in terms of attainments and difficulties. The research-teachers reviewed their knowledge of EA, under the focus of socioenvironmental citizen alphabetization. The students interacted involved and motivated in the course of the activities, contributing from their life experiences with observations and knowledge. Among the major difficulties stood out the lack of time for the Project and limitations to work it with smaller children (first years of initial schooling) as to problematizations of their reality. Indicative considerations on the Project effectiveness in the initial years in a schools of Colombo include: continuous education of alphabetizing teachers, coordinators, directors and EA staffs of the Municipal Education (SEMED) and Environment (SEMMA) Secretariats, in critic EA and socio-environmental citizen alphabetization, upon theoric-methodological principles and objectives of EA; support of SEMED and SEMMA to develop the Project, by means of pedagogic advisors and didactic materials; endeavors of Public Municipal Powers to sustain initiatives and school actions of EA in the communities of Colombo; fighting socio-environmental problems with depart from the participation of public municipal servants in courses of EA focusing the socio-environmental citizenship; inclusion of the socio-environmental citizen alphabetization in the Political-Pedagogic Project of the schools, as continuous and integrated to the curriculum practices; inserting the EA and the Project to the different curricular components of initial years, as a transversal, inter and transdisciplinary modality; adequating the project, under the focus of the continuous alphabetization in the curriculum, along the schooling year; promoting, by the school, of study groups of EA and the Project; valuing the Project as dialogical mobilization for and articulation of actions in behalf to socio-environmental citizenship between school and communities; and continuous evaluation of the Project by the teachers and pedagogic staff of the school as by SEMED and SEMMA staffs, to verify its advances and need of improvements. Key-words: Environmental Education; Elementary School; Citizen Formation; Project Pedagogy; Dialogical Circles.pt_BR
dc.format.extent368 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Colombo(PR)pt_BR
dc.subjectProteção ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Educação ambientalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProjeto Cidadão Ambiental Mirim : alfabetização socioambiental nos anos iniciais do ensino fundamental em Colombo, PRpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples