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dc.contributor.authorFrança, Franciele F., 1984-pt_BR
dc.contributor.otherSouza, Gizele dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T13:08:01Z
dc.date.available2019-08-27T13:08:01Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62609
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Gizele de Souzapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 15/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 208-222pt_BR
dc.description.abstractResumo: Tendo por tema a construção de saberes e a constituição de fazeres docentes que contribuíram para a configuração da profissão docente em meados do século XIX, este trabalho tem por objetivo específico evidenciar os modos como o professor primário exercia seu ofício, mais precisamente, de que forma a experiência adquirida durante a prática se manifestava no fazer docente, no período entre 1856 e 1892, junto das condições disponíveis. Para tanto, tem-se o intuito de identificar e analisar: de que forma as modificações na estrutura/organização do ensino (primário) influenciaram na condição e constituição do ofício docente; as ações e apropriações dos professores primários, a partir dos suportes que ancoraram e instrumentalizaram os fazeres docentes, na relação com seus saberes; e como "esse fazer" se traduziu em saberes construindo-se, formalizando-se e legitimando-se na constituição da profissão docente juntamente da materialidade que compôs o espaço escolar. Por hipótese assinala-se que os saberes, adquiridos e elaborados, na relação com as condições prescritas e disponíveis, consolidaram fazeres e (outros) saberes em um aprimoramento do magistério primário, contribuindo para a constituição da profissão docente, além disso, supõe-se que a prática empírica desses professores ratificou e promoveu a composição de uma materialidade escolar e também agiu na estruturação do ensino primário. Deste modo, ancora-se tanto nos estudos feitos por Maurice Tardif no que se refere aos saberes docentes, quanto nos de Agustín Escolano Benito no que tange às práticas empíricas. Para as análises aqui empreendidas partese do cenário educacional paranaense, montado durante a segunda metade do século XIX, diante disso, como delimitação cronológica opta-se por iniciar em 1856, por se tratar do ano de publicação d'A Instrução Geral de 27/12/1856, formulada pelo então Inspetor Geral Joaquim Ignácio Silveira da Mota, documento que se torna significativo para esse estudo, pois informa sobre o plano de divisão do ensino nas escolas de 1a ordem, abarcando a definição dos materiais a serem utilizados, a disposição dos móveis e espaço da sala de aula e os conteúdos a serem ensinados. A este documento une-se o Regulamento publicado no ano de 1857, os quais dão início a uma inversão da lógica da escola e a agir nos saberes e fazeres dos professores, ao possibilitar a entrada do modo de ensino simultâneo, de materiais e conteúdos específicos e a formatação de um espaço característico. O término do recorte cronológico estipulado no ano de 1892 se deve a publicação de novas orientações para seleção e formação de professores, no Paraná, com a efetivação da Escola Normal no Estado. Identifica-se que o período demarcado foi uma época em que a formação de professores primários se pautava numa perspectiva do ver fazer e aprender fazendo - a formação na e pela prática, na qual a experiência no magistério e conduta exemplar, entrelaçadas pela representação do exercício do magistério como missão vocacional, influiu no modo de praticar o ofício no Paraná provincial. Na tentativa de atestar a hipótese proposta, o caminho trilhado tem por eixo o fazer docente e a constituição de saberes. Diante disso, a tese se divide em duas frentes: na primeira, a discussão centra-se na caracterização deste professor primário e de sua escola elementar com o intuito de evidenciar e analisar em que contexto esse professor desenvolvia seu ofício, colocando-o frente às orientações que circulavam referentes ao "bom desempenho" do magistério, em vista disso, interessa saber que impacto a estruturação do ensino primário e as determinações quanto ao professorado público teve no fazer docente; já no segundo capítulo, a lente se aproxima de alguns dos materiais que adentraram as escolas primárias e mesclaram-se ao fazer do professor, instrumentalizando a prática docente, deste modo, a proposta é acercar-se a uma determinada materialidade escolar e analisar que efeitos essa constituição teve sobre os fazeres docentes e que relações os professores estabeleceram no uso desse material na configuração dos seus fazeres. Para a investigação e coleta de fontes, a pesquisa vale-se de um corpus documental disponível principalmente nos acervos do Arquivo Público Paranaense, do Círculo de Estudos Bandeirantes e da Hemeroteca da Biblioteca Nacional/RJ. Entre os documentos consultados, dispõe-se de relatórios dos presidentes da província do Paraná e governadores do estado, relatórios de inspetores escolares, relatórios de professores, termos de visita de inspetores escolares, listas, inventários e pedidos de materiais e móveis por professores e inspetores, ofícios e requerimentos diversos de professores e inspetores, além da Legislação Educacional Paranaense do período determinado e revistas e jornais que circularam à época. Para desenvolvimento e análise desse estudo, junto a Maurice Tardif e Agustín Benito Escolano, fazse uso ainda das contribuições da historiografia educacional brasileira que trata do tema em questão, dos apontamentos e conclusões de António Nóvoa concernentes à história da profissão docente, dos conceitos provenientes da perspectiva da História Cultural, dos autores Roger Chartier e Michel de Certeau, no que tange aos seus procedimentos teóricos e metodológicos. Palavras Chave: História da Profissão Docente, Ensino Primário, Século XIX, Saberes Docentes, Cultura Material Escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: On the theme of construction of knowledge and constitution of practices in education that contributed to the configuration of the teaching profession in the mid-nineteenth century, this work is specifically intended to highlight the ways in which the primary teacher exercised the work, more precisely, how the experience gained during the practice was manifested in the teaching of the period between 1856 and 1892, with the conditions available. In order to do so, we intend to identify and analyze: in what way changes in the structure/organization of (primary) education influenced the condition and constitution of the teaching profession; the actions and appropriations of primary teachers, based on the support that anchored and instrumentalized the teaching doings, in relation to their knowledge; and how "these actions" translated into knowledge building, formalizing and legitimating itself in the constitution of the teaching profession together with the materiality that made up the school space. It is hypothesized that the acquired and elaborated knowledge, in relation to the prescribed and available conditions, consolidated practices and (other) knowledge in an improvement of the primary teaching, contributing to the constitution of the teaching profession, in addition, it is assumed that the empirical practice of these teachers ratified and promoted the composition of a school materiality and also acted in the structuring of primary education. In this way, it is anchored both in the studies made by Maurice Tardif as far as teaching knowledge is concerned, and in the studies of Agustín Escolano Benito in relation to empirical practices. For the analysis undertaken here, one starts from the educational scenario of Paraná, built during the second half of the nineteenth century. As a chronological delimitation, it was decided to begin in 1856, since it is the year of publication of the General Instruction of 27/12/1856, formulated by the then Inspector General Joaquim Ignacio Silveira da Mota, a document that becomes significant for this study, since it reports on the division of education in first-order schools, including the definition of materials to be used, arrangement of furniture and classroom space and the contents to be taught. This document joins the Regulation published in the year 1857, which initiate a reversal of the logic of the school and act on the knowledge and actions of teachers, by allowing the entry of the simultaneous teaching mode, specific materials and content and the formatting of a characteristic space. The end of the chronological section stipulated in the year 1892 is due to the publication of new guidelines for selection and training of teachers in Paraná, with the implementation of the Normal School in the State. It is identified that the demarcated period was a time when the formation of primary teachers was guided by a perspective of see doing and learn by doing - training in and by practice, in which experience in teaching and exemplary conduct, intertwined by the representation of the exercise of teaching as a vocational mission, influenced the way of practicing the office in the provincial Paraná. In an attempt to attest to the hypothesis proposed, the path taken has by axis the teaching practice and constitution of knowledge. Thus, the thesis is divided into two fronts: in the first, the discussion focuses on the characterization of this primary teacher and the elementary school with the purpose of highlighting and analyzing in what context this teacher developed his or her work, putting it in front of the guidelines that circulated referring to the "good performance" of the teaching, therefore, it interests to know what impact the structuring of primary education and the determinations regarding the public teaching staff had in the teaching profession; in the second chapter, the lens approaches some of the materials that entered the primary schools and merged into the teaching actions, instrumentalizing the teaching practice, thus, the proposal is to approach a certain school materiality and analyze what effects this constitution had on the teaching actions and what relations the teachers established in the use of this material in the configuration of their actions. For the investigation and collection of sources, the research is based on a documentary corpus available mainly at Paranâ's Public Archive, the Bandeirantes Circle of Studies and the Periodicals Room of the National Library/RJ. Among the documents consulted are reports from the presidents of Paranâ's province and state governors, reports from school inspectors, reports from teachers, terms of visits of school inspectors, lists, inventories and requests for materials and furniture by teachers and inspectors, circular letters and diverse requirements of teachers and inspectors, in addition to Paranâ's Educational Legislation of the determined period and magazines and newspapers that circulated at the time. For the development and analysis of this study, together with Maurice Tardif and Agustín Benito Escolano, it is made use of the contributions of the Brazilian educational historiography dealing with the subject in question, the notes and conclusions of António Nóvoa concerning the history of the teaching profession, concepts from the perspective of Cultural History, by authors Roger Chartier and Michel de Certeau, regarding their theoretical and methodological procedures. Keywords: History of the Teaching Profession, Primary Education, 19th Century, Teaching Knowledge, Material Scholar Culture.pt_BR
dc.format.extent222 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectEducação - Historiografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUm inventário de saberes, um repertório de fazeres : modos e práticas do ofício de ensinar na escola primária durante a segunda metade do séc. XIX (1856-1884)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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