Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Cristiano, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-26T19:34:23Z
dc.date.available2019-08-26T19:34:23Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62482
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garciapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 145-156pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve por finalidade analisar a concepção de ensino e a função dos livros didáticos de Física utilizados no Ensino Superior e no Ensino Médio, assim como a influência exercida pelo livro didático do Ensino Superior na organização dos livros didáticos do Ensino Médio. Desenvolvida no âmbito dos estudos sobre os livros didáticos, nele foi destacada a transposição didática como mediadora nas transformações dos conteúdos em Física. Realizada a partir de pesquisa bibliográfica sobre os conteúdos de Termodinâmica apresentados nos livros didáticos de Física mais utilizados no ensino superior e aqueles escolhidos no PNLD 2015, a investigação apontou uma forte presença, nos livros do Ensino Médio, de conceitos e concepções características dos livros do Ensino Superior. Detectou-se que, de maneira geral, os livros didáticos do Ensino Superior apresentam características que são reproduzidas em diversos livros do Ensino Médio, como, por exemplo, a sequência do conteúdo, o privilegiamento de aspectos quantitativos, as quantidades de exercícios. Entretanto, apesar de a maior parte dos livros didáticos do Ensino Médio apresentar uma concepção disciplinar muito próxima à do Ensino Superior, eles incorporam alguns elementos que os distinguem, ao ressaltarem aspectos da História da Ciência e ao sugerirem atividades experimentais que estão relacionadas ao cotidiano dos alunos. Como esses livros do Ensino Superior são utilizados nos cursos de Licenciatura, foi possível inferir que as questões centrais ligadas à escolha do livro didático estão também atreladas à formação dos professores. Palavras-chave: Livro Didático, Ensino Superior, Transposição Didática, Termodinâmica, PNLD.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study analyze the teaching conception and the function of the textbooks of Physics used in Higher Education and High School, and the influence exerted by the textbook of Higher Education in the organization of textbooks of High School. Developed in the scope of studies on textbooks, it will highlight the didactic transposition as mediator in the transformations of the contents in Physics. Based on bibliographical research on the Thermodynamics contents presented in the Physics textbooks most used in Higher Education and those chosen in the PNLD 2015, the study indicated a tendency in the High School textbooks of concepts and characteristic of the books of the Higher Education. It was possible to detect that, in general, Higher Education textbooks present characteristics that are reproduced in several High School books, such as the sequence of content, the predominance of quantitative aspects, the amounts of exercise. However, although most High School textbooks present a disciplinary conception very close to that of Higher Education, they incorporate some elements that distinguish them, by highlighting some aspects of the History of Science and suggest experimental activities that are related to the students' daily life. As these Higher Education textbooks are used in college degree courses, it was possible to infer that the central questions related to the choice of the textbooks are also related to the teacher training. Keywords: Textbook, Higher Education, Didactic Transposition, Thermodynamics, PNLD.pt_BR
dc.format.extent178 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Livros didaticospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDo livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentospt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples