dc.contributor.advisor | Peixe, Blênio Cezar Severo, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.creator | Andrade, Maria Regina Domingues de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-24T14:38:30Z | |
dc.date.available | 2024-06-24T14:38:30Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/62191 | |
dc.description | Orientador: Blenio Cesar Severo Peixe | pt_BR |
dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo que teve como interesse conhecer, analisar e avaliar a metodologia das ações voltadas as famílias e comunidades pela Pastoral da Criança, uma organização que vem desempenhando um papel de grande relevância na sociedade
brasileira. Utilizou-se como referencial teórico os conceitos dos setores que compõem a organização da sociedade, especificamente, o Terceiro Setor no que se refere a sua organização, responsabilidade social e participação da sociedade civil. Realizou-se um breve resgate da história da Pastoral da Criança, suas características, metodologia adotada na sensibilização do trabalho voluntário, difusão do conhecimento e formação de redes sociais. A partir da avaliação da
dinâmica do conjunto de ações praticas de interação entre a organização e a comunidade, da capacitação de seu voluntariado, dos projetos sociais com atividades de baixo custo e criatividade e consequentemente da mensuração do resultado social, vimos propor a aplicação do modelo semelhante da metodologia das ações sócio-educativas da Pastoral da Criança, para as comunidades escolares de Curitiba, visando assegurar a participação efetiva da família no acompanhamento do desempenho escolar de seus filhos. Constatou-se neste estudo que o
acompanhamento das famílias e crianças em cada comunidade e um exemplo do que a sociedade organizada e capaz de fazer na busca de solução para os problemas sociais e também educacionais. Portanto, o principal êxito da Pastoral da Criança e a participação da comunidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Terceiro setor | pt_BR |
dc.subject | Assistência social | pt_BR |
dc.title | Estudo da metodologia adotada pela Pastoral da Criança nas ações voltadas a comunidade : uma abordagem para a comunidade escolar de Curitiba | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |