dc.contributor.advisor | Peixe, Blênio Cezar Severo, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.creator | Silveira, Eliane Xavier da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-24T13:51:13Z | |
dc.date.available | 2024-06-24T13:51:13Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/62181 | |
dc.description | Orientador: Blenio Cesar Severo Peixe | pt_BR |
dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Pesquisa descritiva que se refere a socialização do conhecimento e aprendizagem dos profissionais de saúde da área hospitalar vinculado ao SUS. Baseia-se na Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional de NONAKA E TAKEUCHI (1997) e na política nacional do ministério da saúde de Educação Permanente em Saúde como fatores propulsores para melhorias das ações de saúde pública, ressaltando a importância do conhecimento dos profissionais de saúde, como forma de buscar solução de problemas práticos do cotidiano. A metodologia consiste em revisão da literatura pertinente destacando o SUS e seus princípios doutrinários e organizativos, ambiente organizacional, a simbiose entre organização e as pessoas e estudo de caso realizado no HRLSS, abrangendo a análise dos dados coletados através do questionário e observação. Dentre os resultados obtidos se destaca que os profissionais têm compreensão que o trabalho em saúde trata-se de gestão de coletivos e que os atores envolvidos são gestores, usuários e profissionais de saúde, a complexidade do trabalho em saúde, que os profissionais reconhecem que suas atividades além da execução de procedimentos são momentos de aprendizagem, que um sistema de informação eficiente e uma ferramenta importante para se conseguir a participação das pessoas na construção e compromisso com as metas estipuladas podendo propiciar a inovação na organização do trabalho. Conclui-se que se houver uma gestão democrática com enfoque na gestão do conhecimento aliada a educação permanente em saúde,
contribuirá significativamente para efetividade das ações de saúde, vista que haverá a reorganização dos processos de trabalho através da aprendizagem significativa. Como produto desta pesquisa, apresenta-se uma contribuição de estudo para o desenvolvimento do ambiente organizacional voltado para socialização do conhecimento e aprendizagem dos profissionais de saúde, fornecendo subsídios para formulação e gestão de projetos para este fim, mas atento a especificidade de cada instituição de saúde e pautado na capacidade de conhecimento do capital
humano que compõe a organização. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Sociologia organizacional | pt_BR |
dc.subject | Hospitais - Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Sistema unico de saude : uma contribuição de estudo para analise do ambiente organizacional com enfoque na socialização do conhecimento e aprendizagem dos profissionais de saude do Hospital Regional da Lapa - São Sebastião | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |