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dc.contributor.advisorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicaspt_BR
dc.creatorSilveira, Eliane Xavier dapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-24T13:51:13Z
dc.date.available2024-06-24T13:51:13Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62181
dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixept_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Pesquisa descritiva que se refere a socialização do conhecimento e aprendizagem dos profissionais de saúde da área hospitalar vinculado ao SUS. Baseia-se na Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional de NONAKA E TAKEUCHI (1997) e na política nacional do ministério da saúde de Educação Permanente em Saúde como fatores propulsores para melhorias das ações de saúde pública, ressaltando a importância do conhecimento dos profissionais de saúde, como forma de buscar solução de problemas práticos do cotidiano. A metodologia consiste em revisão da literatura pertinente destacando o SUS e seus princípios doutrinários e organizativos, ambiente organizacional, a simbiose entre organização e as pessoas e estudo de caso realizado no HRLSS, abrangendo a análise dos dados coletados através do questionário e observação. Dentre os resultados obtidos se destaca que os profissionais têm compreensão que o trabalho em saúde trata-se de gestão de coletivos e que os atores envolvidos são gestores, usuários e profissionais de saúde, a complexidade do trabalho em saúde, que os profissionais reconhecem que suas atividades além da execução de procedimentos são momentos de aprendizagem, que um sistema de informação eficiente e uma ferramenta importante para se conseguir a participação das pessoas na construção e compromisso com as metas estipuladas podendo propiciar a inovação na organização do trabalho. Conclui-se que se houver uma gestão democrática com enfoque na gestão do conhecimento aliada a educação permanente em saúde, contribuirá significativamente para efetividade das ações de saúde, vista que haverá a reorganização dos processos de trabalho através da aprendizagem significativa. Como produto desta pesquisa, apresenta-se uma contribuição de estudo para o desenvolvimento do ambiente organizacional voltado para socialização do conhecimento e aprendizagem dos profissionais de saúde, fornecendo subsídios para formulação e gestão de projetos para este fim, mas atento a especificidade de cada instituição de saúde e pautado na capacidade de conhecimento do capital humano que compõe a organização.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociologia organizacionalpt_BR
dc.subjectHospitais - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.titleSistema unico de saude : uma contribuição de estudo para analise do ambiente organizacional com enfoque na socialização do conhecimento e aprendizagem dos profissionais de saude do Hospital Regional da Lapa - São Sebastiãopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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