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    Sistema unico de saude : uma contribuição de estudo para analise do ambiente organizacional com enfoque na socialização do conhecimento e aprendizagem dos profissionais de saude do Hospital Regional da Lapa - São Sebastião

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    ELIANE XAVIER DA SILVEIRA.pdf (8.056Mb)
    Data
    2007
    Autor
    Silveira, Eliane Xavier da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Pesquisa descritiva que se refere a socialização do conhecimento e aprendizagem dos profissionais de saúde da área hospitalar vinculado ao SUS. Baseia-se na Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional de NONAKA E TAKEUCHI (1997) e na política nacional do ministério da saúde de Educação Permanente em Saúde como fatores propulsores para melhorias das ações de saúde pública, ressaltando a importância do conhecimento dos profissionais de saúde, como forma de buscar solução de problemas práticos do cotidiano. A metodologia consiste em revisão da literatura pertinente destacando o SUS e seus princípios doutrinários e organizativos, ambiente organizacional, a simbiose entre organização e as pessoas e estudo de caso realizado no HRLSS, abrangendo a análise dos dados coletados através do questionário e observação. Dentre os resultados obtidos se destaca que os profissionais têm compreensão que o trabalho em saúde trata-se de gestão de coletivos e que os atores envolvidos são gestores, usuários e profissionais de saúde, a complexidade do trabalho em saúde, que os profissionais reconhecem que suas atividades além da execução de procedimentos são momentos de aprendizagem, que um sistema de informação eficiente e uma ferramenta importante para se conseguir a participação das pessoas na construção e compromisso com as metas estipuladas podendo propiciar a inovação na organização do trabalho. Conclui-se que se houver uma gestão democrática com enfoque na gestão do conhecimento aliada a educação permanente em saúde, contribuirá significativamente para efetividade das ações de saúde, vista que haverá a reorganização dos processos de trabalho através da aprendizagem significativa. Como produto desta pesquisa, apresenta-se uma contribuição de estudo para o desenvolvimento do ambiente organizacional voltado para socialização do conhecimento e aprendizagem dos profissionais de saúde, fornecendo subsídios para formulação e gestão de projetos para este fim, mas atento a especificidade de cada instituição de saúde e pautado na capacidade de conhecimento do capital humano que compõe a organização.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/62181
    Collections
    • Formulação e Gestão de Políticas Públicas [64]

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