Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMatias, Guilherme Primopt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Jane Mendes, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-05T19:18:15Z
dc.date.available2019-09-05T19:18:15Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62170
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Jane Mendes Fernandes Ferreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 28/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 88-94pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: Os negócios de impacto social fazem parte do conjunto de termos presentes no campo das organizações híbridas. Pelo elevado número de termos acerca deste tipo de organizações permeadas por múltiplas lógicas institucionais falta homogeneidade em suas conceituações, sobre suas características, o que fazem e o por que fazem. Deste modo o presente trabalho tem o objetivo compreender como ocorre o processo de construção de sentido em negócios de impacto social do contexto brasileiro. Para alcançar este objetivo utiliza-se a lente da perspectiva da construção de sentido, que, é entendida neste estudo como um ciclo iterativo em que circundam os processos de sensemaking, sensegiving e sensebreaking. Esta pesquisa de campo é de natureza qualitativa descritivo-exploratória. Como estratégia de pesquisa foi empregado o estudo de caso, sendo a coleta de dados duas entrevistas semiestruturadas além de 85 documentos coletados do site da organização objeto deste estudo, 33 documentos em sites sobre os termos "negócio de impacto social, negócio social, empresa social e negócio inclusivo, além de 14 documentos coletados em sites direcionados à empresas sociais, viagens, variedades e modas que retratavam a organização estudada. A técnica de análise de conteúdo foi empregada para categorizar, codificar e narrar os resultados desta pesquisa. Como resultados das questões de pesquisa foi detectado que as organizações híbridas pertencentes ao contexto brasileiro existem por meio de inúmeros termos e isso acaba dificultando a tentativa de diferenciação e conceitualização destas organizações. Em relação à empresa Alfa objeto deste estudo, se configura como uma micro empresa de vestuário especializada em moda para viajantes e se considera um negócio de impacto social. Por meio dos dados obtidos foi possível construir seis momentos que apresentam evidencias de como ocorreu o ciclo da construção de sentido na empresa Alfa destacando a recursividade nos processos de sensemaking, sensegiving e sensebreaking. Em vista destes achados conclui-se que a empresa Alfa está em constante construção de sentido, pois, dentre as termos presentes no campo das empresas sociais ela já se declarou sendo um negócio social, contudo após um processo de sensebreaking a organização se viu forçada a construir um novo sentido e então se tornou um negócio de impacto social. Entre estas construções e quebras de sentido a empresa Alfa se preocupou sempre em transmitir o que estava acontecendo ao seu público caracterizando assim o processo de sensegiving e assim pactuando que a construção de sentido é um ciclo iterativo. Como agenda para pesquisas futuras entende-se a oportunidade de mapear as organizações presentes nas diferentes termos no campo das empresas sociais bem como disseminar estudos envolvendo organizações que apresentam em seu core business a Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável, além de estudos que explorem o ciclo de construção de sentido entre organizações, evidenciando a concepção de redes de construção de sentido. Palavras-Chave: negócio de impacto social; empresa social; negócio social; ciclo da construção de sentido; sensemaking; sensegiving; sensebreakingpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Businesses with social impact are part of terminologies present in the field of hybrid organizations. The big number of terminologies about this type of organizations permeated by multiple institutional logics lacks homogeneity in the concept of what they really are, their characteristics, what they do and why they do it. In this way the present dissertation has the objective to understand the process of construction of meaning in businesses with social impact in the Brazilian context. To achieve this goal we use the lens perspective of sense construction, which is understood in this study as a recursive cycle in which occur the processes of sensemaking, sensegiving and sensebreaking. This field research is of qualitative, descriptive-exploratory kind. As the strategy for this research, we used the case study and the data collection consisted of the following: two semi-structured interviews, 85 documents collected from the website of the organization, which is the object of this study, 33 documents on the terminology such as "social impact business, social business, social enterprise and inclusive business" and 14 documents collected on sites that aim at social enterprises, businesses connected with travelling, variety and fashion, all of which portrayed the organization studied. The technique for content analysis was used to categorize, codify and narrate the results of this research. As a result of the research questions it was noticed that the hybrid organizations belonging to the Brazilian context are referred to through innumerable terminologies and this ends up making it difficult to attempt to differentiate and conceptualize these organizations. In relation to the Alpha Company, which is the object of this study, it is categorised as a micro clothing company specialized in fashion for travelers and is considered to be a business with social impact. By means of obtaining data it was possible to construct six moments that describe how the cycle of the construction of meaning occurred in the Alpha Company highlighting the iterativity in the processes of sensemaking, sensegiving and sensebreaking. In view of these findings it is concluded that the Alpha Company is in constant construction of meaning, since, among the terminologies present in the field of social enterprises, it has already declared itself to be a social business, however, after the process of sensebreaking occurred, the organization was forced to build a new meaning and then became a business with social impact. Among these constructions and breakdowns of meaning, the Alpha Company was always concerned about transmitting what was happening to its audience, thus justifying the process of sensegiving and confirming that the construction of meaning is a recursive cycle. The opportunity in the future research is seen in mapping the organizations present in the different terminologies in the field of social enterprises as well as disseminating studies involving organizations that present in their core business the UN Agenda 2030 for sustainable development, as well as studies exploring the cycle of construction of meaning among organizations, proving the design of sense-building networks. Key-Words: business with social impact; social enterprise; social business; make sense cycle; sensemaking; sensegiving; sensebreakingpt_BR
dc.format.extent109 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectNegócios - Administraçãopt_BR
dc.titleO processo de construção de sentido nas organizações : o caso de um negócio de impacto socialpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples