Mostrar registro simples

dc.contributorJungbluth, Roquept_BR
dc.contributor.advisorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicaspt_BR
dc.creatorPires, Lea Molonpt_BR
dc.date.accessioned2024-06-24T13:27:21Z
dc.date.available2024-06-24T13:27:21Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62144
dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixept_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O projeto das Salas de Apoio a Aprendizagem teve início em 2004 por iniciativa da Secretaria de Estado da Educação com o intuito de enfrentar o fracasso escolar na 5ª série. Porém, a metodologia utilizada na implantação e a estrutura escolar, revelaram que as salas de apoio foram pouco eficientes. Daí a intenção do presente trabalho, que a partir de autores consagrados, estuda a evolução do processo de aprendizagem e contribuir na construção de alternativas que garantam o sucesso escolar, especialmente na 5ª serie do ensino fundamental. Os objetivos específicos que foram investigados são: estudo do processo de ensino aprendizagem a partir de autores consagrados; mapeamento, dentro do ambiente escolar, das dificuldades apre- sentadas pelos alunos quanto à aprendizagem; observação das metodologias propostas para a sala de apoio a aprendizagem e sugestão de novas possibilidades de trabalho, que podem ser alternativas que venham a reduzir o índice de reprovação. O resultado das salas de apoio não foi significativo. Constatou-se que os índices de aprovação oscilaram muito pouco ou quase nada. Talvez o empenho da Secretaria de Estado da Educação devesse encontrar alternativas diferentes para o enfrentamento do fracasso escolar com eficácia.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.titleEstudo da eficiência das salas de apoio a aprendizagem no enfrentamento do fracasso escolar na 5ª série em 2006 : escolas selecionadas do Núcleo Regional de Educação área metropolitana sulpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples