dc.contributor | Jungbluth, Roque | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Peixe, Blênio Cezar Severo, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.creator | Pires, Lea Molon | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-24T13:27:21Z | |
dc.date.available | 2024-06-24T13:27:21Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/62144 | |
dc.description | Orientador: Blenio Cesar Severo Peixe | pt_BR |
dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O projeto das Salas de Apoio a Aprendizagem teve início em 2004 por iniciativa da Secretaria de Estado da Educação com o intuito de enfrentar o fracasso escolar na 5ª série. Porém, a metodologia utilizada na implantação e a estrutura escolar, revelaram que as salas de
apoio foram pouco eficientes. Daí a intenção do presente trabalho, que a partir de autores consagrados, estuda a evolução do processo de aprendizagem e contribuir na construção de alternativas que garantam o sucesso escolar, especialmente na 5ª serie do ensino fundamental. Os objetivos específicos que foram investigados são: estudo do processo de ensino aprendizagem a partir de autores consagrados; mapeamento, dentro do ambiente escolar, das dificuldades apre-
sentadas pelos alunos quanto à aprendizagem; observação das metodologias propostas para a sala de apoio a aprendizagem e sugestão de novas possibilidades de trabalho, que podem ser alternativas que venham a reduzir o índice de reprovação. O resultado das salas de apoio não foi significativo. Constatou-se que os índices de aprovação oscilaram muito pouco ou quase nada. Talvez o empenho da Secretaria de Estado da Educação devesse encontrar alternativas diferentes para o enfrentamento do fracasso escolar com eficácia. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | pt_BR |
dc.title | Estudo da eficiência das salas de apoio a aprendizagem no enfrentamento do fracasso escolar na 5ª série em 2006 : escolas selecionadas do Núcleo Regional de Educação área metropolitana sul | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |