• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O veio da ironia romântica nos romances históricos de José de Alencar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - GEISA FABIOLA MULLER E SILVA.pdf (1.448Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Müller, Geisa, 1974-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho refere-se à investigação dos usos da ironia romântica nos romances históricos de José de Alencar. As minas de prata, publicado no período de 1862 a 1866, é o objeto central desta pesquisa, que também contempla os romances O garatuja e Guerra dos mascates, este publicado entre 1873 e 1874 e aquele em 1873. Pela leitura dos fragmentos de Schlegel e de Novalis foi elucidado o processo de romantização da ironia, de modo a frisar o imbricamento entre poesia e filosofia na conformação do gênio individual. Verificou-se que o instrumental do gênio é utilizado por Alencar para efetuar a discussão política nos romances, acarretando a cisão entre o político e o poeta. Neste sentido, a partir da análise das exposições críticas presentes nas cartas de Ig (1856) e nas cartas ao amigo Joaquim Serra (1874) foram pontuadas as particularidades da poiesis alencarina, especialmente, o entrelaçamento entre ironia e nostalgia e o modo romanesco como núcleo de orquestração dos romances. Pelo aspecto composicional, As minas de prata foi compreendido como um romance de capa e espada brasileiro pertencente à linhagem do modelo clássico scottiano, conforme as premissas da teoria do romance histórico formulada por Lukács, sendo esse o motivo do cotejo realizado entre As minas de prata e o romance de Manzoni, Os noivos (1840-1842), considerado o continuador do modelo clássico do romance histórico. Por outro lado, a ironia perscrutada nos romances históricos alencarinos é a ironia identificada na obra de E. T. A. Hoffmann, razão pela qual foi sublinhado o papel dos intercâmbios artísticos e da circulação das obras no que concerne ao acúmulo de procedimentos expressivos na segunda metade do século XIX. Destarte, nos três romances analisados foram observados os seguintes elementos correspondentes à ironia hoffmanniana: a figuração que o sujeito romântico/o autor faz de si próprio, a narrativa estruturada de forma a apresentar uma ou mais narrativas em seu interior e o modo de composição caricatural. Levando em consideração esses três elementos obteve-se uma possível relação entre as literaturas de Hoffmann e de Alencar. Palavras-chave: José de Alencar. Romance histórico. Ironia romântica. E. T. A. Hoffmann.
     
    Abstract: The present work aims to the investigation of the uses of romantic irony in the historical romances of José de Alencar. As minas de prata, published in the period from 1862 to 1866, is the central purpose of this research, which also contemplates the novels O garatuja, whose publication took place between 1873 and 1874 and Guerra dos mascates, which was published in 1873. By reading the fragments of Schlegel and Novalis, the process of romanticizing the irony was elucidated, in order to emphasize the interconnection between poetry and philosophy, according to the individual genius. It was verified that the instrumental of the genius is used by Alencar to effect the political discussion in the novels, causing the split between the politician and the poet. In this sense, from the analysis of the critical expositions into Ig letters (1856) and letters to friend Joaquim Serra (1874), the peculiarities of alencarine poiesis were punctuated, especially the interlinking between irony and nostalgia and the romance mode as nucleus of chaining of novels. From the compositional aspect, As minas de prata was understood as a novel of Brazilian cover and sword belonging to the lineage of the classical Scottian model, according to the premises of the theory of the historical novel formulated by Lukács, being this the reason of the collation realized between As minas de prata and Manzoni's novel, Os noivos (1840-1842), considered the continuation of the classical model of the historical novel. However, the irony examined in the historical alencarine novels is the irony identified in the work of E. T. A. Hoffmann, which is why the role of artistic exchanges and circulation of works was emphasized with regard to the accumulation of expressive procedures in the second half of the nineteenth century. Thus, in the three novels analyzed, the following elements corresponding to the hoffmanianna irony were observed: the figuration that the romantic subject (the author) makes of himself, the narrative structured in order to present one or more narratives within him and the mode of caricature composition. Considering these three elements, a possible relation was obtained between the literatures of Hoffmann and Alencar. Keywords: José de Alencar. Historical novel. Romantic irony. E. T. A. Hoffmann.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/61957
    Collections
    • Teses [231]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV