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dc.contributor.authorFialkoski, Valkiria Pedri, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T15:40:50Z
dc.date.available2019-09-12T15:40:50Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61380
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Virginia Borges Kistmannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 19/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.222-233pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho apresenta um estudo exploratório, descritivo e com a realização de uma abordagem participativa e consensual, sobre o uso da pesquisa prospectiva aplicada à gestão de design para gerar inovação guiada pelo significado. A inovação tem sido usada como estratégia ao crescimento e manutenção das empresas no mercado competitivo. Porém o desenvolvimento da inovação está normalmente calcado apenas em mudança tecnológica e não em se antecipar às necessidades do consumidor, gerando inovações de significado. Além disso, as pesquisas tradicionais de mercado também se apoiam apenas nas necessidades articuladas pelos consumidores de hoje, não refletindo sobre quais são as necessidades não explicitas e latentes do futuro. Esta busca de oportunidade emergente pode ser feita com o uso de pesquisas de prospecção, que visam orientar o trabalho do designer, traduzindo essas informações para o mercado, em produtos ou serviços inovadores. Assim, esta dissertação teve como objetivo propor requisitos que possam ser utilizadas para o uso da pesquisa prospectiva na gestão de design, para fomentar a inovação guiada pelo significado. Para tanto, se apoiou em uma revisão bibliográfica com fases sistemática e assistemática para posterior interpretação e análise dos resultados alcançados em uma proposta previa de diretrizes. Com elas, uma validação foi realizada junto a especialistas e aprimorada. Como resultado, esta dissertação definiu requisitos que possibilitem o uso da pesquisa prospectiva dentro da gestão de design, para gerar inovação guiada pelo significado. Os resultados poderão sugerir o geral reconhecimento, pelos autores e profissionais da área, da importância do tema da pesquisa. Apesar desse reconhecimento, a pesquisa prospectiva não é incorporada de forma sistemática aos processos de design e nem é procurada como geradora de inovações de significado, indicando aí um potencial a ser explorado para o aperfeiçoamento das atividades do designer como desenvolvedor de soluções futuras. Palavras-chave: Gestão de design. Pesquisa prospectiva. Design de produto. Inovação. Inovação de significado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation presents an exploratory and descriptive study, with the accomplishment of a participative and consensual approach on the use of the prospective research applied to the design management to generate innovation guided by the meaning. Innovation has been used as a strategy for growth and maintenance of companies in the competitive market. However, the development of innovation is usually based only on technological change and not on anticipating consumer needs, generating innovations of meaning. In addition, traditional market research also relies only on the needs articulated by today's consumers, not reflecting on the unexplained and latent needs of the future. This search for emerging opportunity can be done through the use of prospecting surveys, which aim to guide the designer's work, translating this information to the market, into innovative products or services. Thus, this dissertation aimed to propose requirements that can be used for the use of prospective research in design management, to foster innovation guided by meaning. To that end it was based on a bibliographical review with systematic and unsystematic phases for further interpretation and analysis of the results achieved in a previous proposal of guidelines. From them, a validation was conducted with experts and enhanced. As a result, this dissertation defined requirements that allow the use of prospective research within design management, to generate innovation guided by meaning. The results may suggest the recognition by the main authors and professionals of the area of the importance of prospective research to generate innovation. It will be argued that, despite this recognition, trend research is not systematically incorporated into design processes and is not sought as a generator of meaning innovations, indicating a potential to be explored in order to improve the designer's activities as a developer of future solutions. Keywords: Trends. Design management. Product design. Innovation. Innovation of meaning.pt_BR
dc.format.extent296 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectDesign - Gestão de empresaspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.titleProspecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significadopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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