dc.contributor.advisor | Oliveira, Márcio de, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Foltran, Gilberto | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Pública | pt_BR |
dc.creator | Pinto, Durval Japiassu | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-02T17:03:40Z | |
dc.date.available | 2023-08-02T17:03:40Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/61023 | |
dc.description | Orientadores: Marcio Sergio B.S. de Oliveira; Gilberto Foltran | pt_BR |
dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Estratégia em Segurança Publica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O trabalho buscou respostas na atuação do Pelotão de Polícia de Trânsito, em virtude da municipalização, com a promulgação da Lei Federal no 9.503, de 23 de setembro de 1.997, que institui o Código Nacional de Trânsito do país.
Vigorando a partir de 22 de janeiro de 1.998 com inovações tais como a criação de órgãos executivos municipais de trânsito, os quais passaram a integrar o Sistema Nacional de Trânsito. Deste modo, levantou-se a situação do trânsito
urbano na cidade de Ponta Grossa, PR, demonstrando como o policiamento e a fiscalização de trânsito vem sendo executada pelo Pelotão de Polícia de Trânsito e pela Autarquia Municipal desde antes da municipalização até os dias
atuais. Fizeram-se comparações comportamentais e de atuações funcionais de ambas as instituições com o intuito de obter resultados satisfatórios como indicadores no aumento da Segurança do Trânsito. Verificou-se a importância
da fiscalização da frota de veículos, através da abordagem direta aos condutores infratores. Constatou-se que a atuação dos órgãos fiscalizadores de trânsito está sendo ineficiente para a diminuição da violência de trânsito e na quantidade de acidentes. Observando que a razão de se propor hoje, a concessão do Poder de Polícia para as Guardas e Autarquias de trânsito Municipais estar evidentemente elencadas na desatenção do Governo em permanecer com o efetivo da Polícia Militar reduzido e de convivermos com violência generalizada assolando toda a sociedade, talvez a melhor proposta fosse investir nesta força Policial que já existe e deixar as Guardas Municipais e as Autarquias de Trânsito com o papel delas já definidas em Lei, porém sem o Poder de Polícia e mais, desguarnecidas . Porém, com a introdução das Autarquias de Trânsito no Código de Trânsito Brasileiro, já se atribui o Poder de Polícia ao agente municipal de trânsito em algumas modalidades de infrações. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Poder de policia - Municípios | pt_BR |
dc.subject | Transito - Legislação | pt_BR |
dc.subject | Transito urbano - Ponta Grossa (PR) | pt_BR |
dc.title | O poder de polícia da autoridade municipal de trânsito na cidade de Ponta Grossa | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |