Praticas de segmentação do mercado nas agencias de viagens e de turismo da cidade de Curitiba : uma abordagem exploratoria
Resumo
Resumo: A proposta deste trabalho é explorar um tema pouco discutido pela literatura de marketing de turismo no Brasil. Este estudo tem como objetivo geral identificar os critérios de segmentação de mercado utilizados pelas agências de viagens e turismo, com o intuito de contribuir para a melhor adequação de seus produtos/serviços às necessidades dos clientes. O referencial teórico aborda primeiro o marketing de turismo e as suas características; a seguir, a segmentação de mercado, seus critérios, a segmentação do mercado de turismo, a segmentação de mercado como estratégia de marketing e por último, as suas limitações. Foram entrevistados neste estudo, 35 profissionais do setor de turismo, sendo a maior parte (29) proprietários das agências de viagens e o restante (6) gerentes das agências localizadas em Curitiba. Esta pesquisa permite concluir que a agência de viagens tem a função de prestar consultoria ao cliente, na realização de seu sonho de viajar, como um produto intangível e, atuando como intermediária na venda de produtos e serviços turísticos. No que se refere a segmentação de mercado, a maioria das agências de viagens entrevistadas pratica algum tipo de segmentação, sendo que algumas utilizam critérios para segmentar esse mercado. Essas agências que adotam critérios de segmentação baseiam-se em variáveis demográficas e comportamentais. As categorias de segmentos encontradas mais freqüentemente foram: turismo de negócios que compreende o atendimento a executivos que viajam a negócios e a feiras, os congressos e os eventos; o turismo de lazer que consiste na comercialização de pacotes turísticos nacionais e internacionais, rodoviários, cruzeiros marítimos e viagens de trens na Europa; turismo de Terceira Idade, bem como cursos no exterior (intercâmbio). Constatou-se também que a segmentação de mercado como estratégia de marketing é uma prática exercida pelo setor de turismo de uma forma isolada, ou seja, é utilizada de acordo com às necessidades dos clientes. Abstract: This work attempts to explore a subject little discussed by the marketing of tourism literature in Brazil. The objective of this study is to identify the criteria of market segmentation used by travel agencies, in order to enable these agencies to better tailor their products and services to meet the needs of the customers. The theoretical background presented discusses at first, the marketing of tourism and its characteristics; followed by the market segmentation, its criteria, the segmentation of the market of tourism, the segmentation of the market as a marketing strategy and finally, its limitations. In this study, 35 professionals of the tourism sector have been interviewed, most of them (29) owners of travel agencies, the remainder (6) being managers of agencies located in Curitiba. This research allows to conclude that the travel agency's role is to give consulting to its customers, in the fulfillment of their travel dream, as an intangible product and acting as an intermediate in the sale of tourism products and services. As per the market segmentation, most of the travel agencies interviewed practice some kind of segmentation, and just a few adopt specific criteria to segment this market. These few agencies base their segmentation criteria on demographic and behavior variables. The segment categories found more often were: business-oriented tourism, which comprises the assistance to executives who travel to fairs and for business reasons; congresses and events; leisure tourism, which consists on the commercialization of domestic and international tourism packages; road trip tourism, maritime cruises and train trips in Europe; tourism for the third age people, as well as courses abroad (exchange programs). It was also verified that the segmentation of the market as a marketing strategy is a practice employed by the tourism sector in an isolated way, i. e., it is used according to the client needs.
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