dc.contributor.advisor | Vicente, Afonso Ricardo Paloma | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.creator | Fujiwara, Ricardo Shigueru | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T13:02:44Z | |
dc.date.available | 2025-03-14T13:02:44Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/60564 | |
dc.description | Orientador : Afonso Ricardo Paloma Vicente | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A qualidade do serviço público é um assunto bastante discutido seja por questões burocráticas, de serviços mal executados ou da ineficiência na utilização dos recursos financeiros, e na linha de frente destes problemas estão os servidores públicos. A abordagem deste projeto é focada no treinamento das competências fundamentais para o desempenho do cargo e/ou atividade do servidor público, com objetivo principal de demonstrar que a capacitação interna com a utilização do conhecimento dos próprios servidores pode ser vantajosa para a instituição pública. Diversas variáveis influenciam a gestão de pessoas, o ambiente organizacional, as competências existentes, as que necessitam ser preenchidas, questões de treinamento, a relação com a motivação e as recompensas dos servidores. O estudo foi desenvolvido com base nas informações da Prefeitura Municipal de Pinhais/PR, identificando-se uma carência na quantidade de treinamentos realizados, sendo que somente partes dos servidores são beneficiados. A partir de análises propõe-se a realização de um programa de incentivo a realização de treinamentos pelos próprios servidores com base no ciclo de treinamentos proposto pela NBR ISO 10015/2001, onde se define as necessidades de treinamento, realiza-se o planejamento de treinamentos, executa-se o mesmo e no final avalia-se o resultado final. Ainda, propõem-se medidas de incentivo e motivação. O estudo não se trata de discutir o certo e errado da participação dos servidores em cursos externos, e sim oportunizar as habilidades e competências dos servidores de modo a incentivá-lo, sendo multiplicadores do conhecimento, e a melhor utilização dos recursos públicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pessoal - Treinamento | pt_BR |
dc.subject | Eficiencia (Serviço publico) | pt_BR |
dc.subject | Motivaçao no trabalho - Servidores públicos | pt_BR |
dc.title | Treinamento interno : compartilhando conhecimento e valorizando servidores | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |