Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVicente, Afonso Ricardo Palomapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.creatorFujiwara, Ricardo Shiguerupt_BR
dc.date.accessioned2025-03-14T13:02:44Z
dc.date.available2025-03-14T13:02:44Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60564
dc.descriptionOrientador : Afonso Ricardo Paloma Vicentept_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A qualidade do serviço público é um assunto bastante discutido seja por questões burocráticas, de serviços mal executados ou da ineficiência na utilização dos recursos financeiros, e na linha de frente destes problemas estão os servidores públicos. A abordagem deste projeto é focada no treinamento das competências fundamentais para o desempenho do cargo e/ou atividade do servidor público, com objetivo principal de demonstrar que a capacitação interna com a utilização do conhecimento dos próprios servidores pode ser vantajosa para a instituição pública. Diversas variáveis influenciam a gestão de pessoas, o ambiente organizacional, as competências existentes, as que necessitam ser preenchidas, questões de treinamento, a relação com a motivação e as recompensas dos servidores. O estudo foi desenvolvido com base nas informações da Prefeitura Municipal de Pinhais/PR, identificando-se uma carência na quantidade de treinamentos realizados, sendo que somente partes dos servidores são beneficiados. A partir de análises propõe-se a realização de um programa de incentivo a realização de treinamentos pelos próprios servidores com base no ciclo de treinamentos proposto pela NBR ISO 10015/2001, onde se define as necessidades de treinamento, realiza-se o planejamento de treinamentos, executa-se o mesmo e no final avalia-se o resultado final. Ainda, propõem-se medidas de incentivo e motivação. O estudo não se trata de discutir o certo e errado da participação dos servidores em cursos externos, e sim oportunizar as habilidades e competências dos servidores de modo a incentivá-lo, sendo multiplicadores do conhecimento, e a melhor utilização dos recursos públicos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPessoal - Treinamentopt_BR
dc.subjectEficiencia (Serviço publico)pt_BR
dc.subjectMotivaçao no trabalho - Servidores públicospt_BR
dc.titleTreinamento interno : compartilhando conhecimento e valorizando servidorespt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples