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    Desafios e oportunidades na implantação de um serviço de gestão de alta em um hospital público de ensino

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    R - E - SIRLEIDE PEREIRA GOMES ALVIM.pdf (1.013Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Alvim, Sirleide Pereira Gomes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Com o envelhecimento da população e aumento gradativo da expectativa de vida, inclusive no Brasil, que já ultrapassa os 75 anos, o consequente aumento do número de pacientes crônicos e a falta de capacidade dos serviços de atenção à saúde em diferentes níveis são motivos que exemplificam a necessidade dos hospitais em adotar estratégias que possibilitem o encaminhamento precoce e seguro dos pacientes para garantir a continuidade do sistema e atendimento integral das demandas de saúde da população. Dentro deste contexto e com vistas à implantação de estratégias que aumentem a eficácia dos hospitais, o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) realizou durante o ano de 2018 a implantação do serviço de gestão de altas para manejar pacientes dentro da malha de atenção por meio de uma equipe de enfermeiros que articulam as necessidades dos pacientes dentro deste sistema, garantindo a continuidade do cuidado em ambiente extra-hospitalar. Objetivo: propor a qualificação do atendimento ao paciente durante a transição do cuidado para a continuidade da assistência nos diferentes níveis de atenção. Método: aplicação de metodologia indutiva com observação dos resultados alcançados com as estratégias elencadas para aplicação durante os processos de trabalho na implantação do serviço de gestão de alta. Resultado: auxiliar e garantir a melhor forma de trocar informações com a atenção básica, facilitando o processo de contrarreferência dos pacientes atendidos pelo serviço e que devem continuar com os cuidados em âmbito domiciliar com acompanhamento pela atenção primária.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/60336
    Collections
    • Gestão em saúde [218]

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