Proposta de avaliação de qualidade da assistência prestada na clínica cirúrgica de um hospital universitário
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Portugal, Gerônimo Pimentel, 1998-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Para diagnosticar a qualidade da assistência prestada, frente a percepção dos usuários, este estudo tem como objetivo propor um questionário de satisfação dos pacientes em uma clínica cirúrgica de um hospital universitário baseado em evidências científicas atuais. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa de literatura, realizada na base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), para a busca computadoriza utilizou-se as seguintes palavras-chave: "satisfação do usuário", "satisfação do paciente", "preferência do paciente" e "hospitais", pesquisadas no idioma português. Foram aceitos artigos de coleções do Brasil publicados entre Janeiro de 2008 a Dezembro de 2018, publicados na íntegra de forma gratuita, disponíveis no idioma português, e que respondessem a pergunta norteadora. Os artigos foram analisados quanto ao conteúdo e a amostra final constou de dois artigos, publicados em periódicos da área da saúde. Os resultados demonstraram que pesquisas de satisfação do usuário são importantes indicadores para verificar a qualidade dos serviços de saúde, além de estarem totalmente vinculadas ao conceito segurança do paciente. Pois além das dimensões técnicas, as dimensões interpessoais presentes na relação equipe de saúde-paciente são analisadas e avaliadas.
Collections
- Gestão em saúde [218]