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dc.contributor.authorPereira, Welington José Gomespt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Luciana Schleder, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúdept_BR
dc.date.accessioned2021-10-19T20:32:10Z
dc.date.available2021-10-19T20:32:10Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60321
dc.descriptionOrientador : Luciana Schleder Gonçalvespt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão da Saúdept_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa cientifica apresenta um projeto técnico no qual sugere a implementação de um aplicativo de celular para a plataforma android, contendo procedimentos operacionais para manuseamento e trabalhos com equipamentos eletroeletrônicos instalados em uma clínica escola de fisioterapia. O foco da pesquisa é a utilização desta tecnologia no processo de educação continuada na saúde. O objetivo geral da pesquisa é fornecer dados e informações para estudantes de fisioterapia como também profissionais de fisioterapia no manuseio de equipamentos específicos como forma de reduzir ou mitigar possíveis erros por imperícia. O método de pesquisa aplicado consiste na compilação de 3 métodos distintos que foram utilizados em cada fase da pesquisa. O primeiro método é um roteiro proposto por Santos e Dias (2017) para a construção e formatação de procedimentos operacionais para cada equipamento eletroeletrônico instalado na clinica. O segundo método é um roteiro proposto por Finizola et al (2014) para a elaboração de aplicativos mobile por meio da plataforma MIT APP inventor para celulares android devendo este aplicativo conter todos os procedimentos operacionais padrão. Já o terceiro método constitui em uma pesquisa qualitativa para avaliar a percepção dos usuários no que tange a funcionalidade, usabilidade, confiabilidade e eficiência do aplicativo, conforme o roteiro de pesquisa qualitativa sugerido por Tibes et al (2015). Os resultados obtidos após a implementação do app mobile e pesquisa qualitativa demonstram uma boa aceitação por parte dos usuários, tendo em vista que a média final de avaliação foi de 86%, outro resultado obtido é a criação de uma proposta de estrutura de educação continuada para estudantes e profissionais Fisioterapeutas, situação esta que segundo a Fisioterapeuta supervisora da clinica não ocorre atualmente. Por fim, esta proposta de procedimentos operacionais pode ser replicada em outros segmentos da saúde como, por exemplo, hospitais, clinicas odontológicas, unidades básicas de saúde, etc, ampliando consideravelmente o campo de atuação deste projeto técnico.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectSaúde - Inovações tecnológicas - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.titleEducação permanente na saúde : uma proposta de implementação de app mobile para consulta de procedimentos operacionais padrão em uma clinica escola de fisioterapiapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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