dc.contributor.advisor | Marchetti, Renato Zancan, 1950- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.creator | Malta, Suzana de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T18:51:45Z | |
dc.date.available | 2022-12-13T18:51:45Z | |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/60224 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Renato Zancan Marchetti | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. xxxvii-xliv | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estratégia e Organizações | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo central desta pesquisa é desenvolver um instrumento para medir a orientação para o mercado em instituições de ensino. Este estudo fundamenta-se numa revisão bibliográfica sobre a organização escolar, o conceito de marketing, cultura organizacional e orientação para o mercado. O desenvolvimento da escala é feito em duas partes: uma exploratória, para a geração do instrumento preliminar e outra de purificação e teste do instrumento. O questionário inicial, contendo 98 itens, foi aplicado em 47 escolas particulares de Curitiba, sendo seu grupo de respostas submetido a análise fatorial, assim como uma série de procedimentos para a purificação da escala e para o teste das hipóteses de trabalho. Esta pesquisa traz algumas conclusões quanto à orientação para o mercado em escolas e à relação entre ela e o grau de centralização/formalização da organização, a tendência a inovar, o tamanho da escola e também quanto à finalidade da mesma. O primeiro resultado importante é a escala de mensuração da orientação para o mercado em escolas, composta por 32 itens distribuídos em cinco dimensões: (1) comprometimento com os clientes, (2) acompanhamento do desempenho, (3) qualidade e cooperação, (4) facilidade de adaptação e comunicação e (5) implementação do conhecimento do mercado. O segundo resultado é a verificação da existência de uma relação positiva entre o grau de orientação para o mercado e o escore de tendência a inovar nas instituições de ensino. Foram testadas outras três hipóteses sobre a relação entre a orientação para o mercado e características das escolas: tamanho (número de alunos), finalidade principal (fins lucrativos ou não) e grau de centralização/formalização, não sendo encontradas diferenças significativas entre as categorias estudadas. Conclui-se que, do ponto de vista dos diretores das escolas da amostra pesquisada no estudo, não existem diferenças no grau de orientação para o mercado com base nas características estudadas, com uma única exceção: a tendência a inovar. | pt_BR |
dc.format.extent | 131 f. + anexos : il., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Marketing | pt_BR |
dc.subject | Cultura organizacional | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.title | Orientação para o mercado em instituições de ensino : proposta de um instrumento de medida aplicável as escolas de ensino fundamental e medio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |