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dc.contributor.advisorSingh, Ananda Silva, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.creatorVieira, Fábia Nátali Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T19:39:31Z
dc.date.available2024-12-12T19:39:31Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60140
dc.descriptionOrientadora : Ananda Silva Singhpt_BR
dc.descriptionProjeto técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Termos como ‘gestão participativa’ e ‘democrática’, embora não utilizados frequentemente no ambiente escolar, são associados ao planejamento pedagógico e de grande valia acerca de todo o trabalho desenvolvido nas instituições de ensino. No entanto, tais organizações enfrentam diversos desafios para efetivamente implementar a gestão democrática, como por exemplo, a falta de integração e da inexistência de debates frequentes objetivando ouvir e analisar as opiniões individuais, pontos de vistas, ideias e sugestões. E neste contexto que o presente trabalho se insere, uma vez que visa analisar principalmente a gestão participativa em uma escola pública do Estado do Paraná, levando em considerações as percepções dos stakeholders internos da mesma. Partindo de uma abordagem predominantemente qualitativa, elaborou-se questões aos participantes da pesquisa, de forma a identificar possíveis pontos fortes e de melhorias, referentes ao cenário atual da gestão da escola analisado. Os resultados evidenciaram que os atores envolvidos possuem uma noção clara do que é a gestão participativa, acreditando que tal instrumento está presente na organização citada, porém de uma maneira tanto confusa, apontando que a mesma não leva em conta seu princípio, que é de envolver todos os participantes de maneira efetiva, ouvindo seus argumentos. No entanto, para os stakeholders internos, fica claro que a gestão dá ao grupo um espirito de engajamento para que todos busquem a missão da escola.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectAdministração - Empregadospt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.titleAnálise da gestão participativa em uma escola pública do Estado do Paranápt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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