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    Análise da gestão participativa em uma escola pública do Estado do Paraná

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    R - E - FABIA NATALI FERNANDES VIEIRA.pdf (628.9Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Vieira, Fábia Nátali Fernandes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Termos como ‘gestão participativa’ e ‘democrática’, embora não utilizados frequentemente no ambiente escolar, são associados ao planejamento pedagógico e de grande valia acerca de todo o trabalho desenvolvido nas instituições de ensino. No entanto, tais organizações enfrentam diversos desafios para efetivamente implementar a gestão democrática, como por exemplo, a falta de integração e da inexistência de debates frequentes objetivando ouvir e analisar as opiniões individuais, pontos de vistas, ideias e sugestões. E neste contexto que o presente trabalho se insere, uma vez que visa analisar principalmente a gestão participativa em uma escola pública do Estado do Paraná, levando em considerações as percepções dos stakeholders internos da mesma. Partindo de uma abordagem predominantemente qualitativa, elaborou-se questões aos participantes da pesquisa, de forma a identificar possíveis pontos fortes e de melhorias, referentes ao cenário atual da gestão da escola analisado. Os resultados evidenciaram que os atores envolvidos possuem uma noção clara do que é a gestão participativa, acreditando que tal instrumento está presente na organização citada, porém de uma maneira tanto confusa, apontando que a mesma não leva em conta seu princípio, que é de envolver todos os participantes de maneira efetiva, ouvindo seus argumentos. No entanto, para os stakeholders internos, fica claro que a gestão dá ao grupo um espirito de engajamento para que todos busquem a missão da escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/60140
    Collections
    • Gestão pública municipal [197]

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