dc.contributor.author | Harada, Noemia Yoko, 1957- | pt_BR |
dc.contributor.other | Bellotti, Karina Kosicki, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-06T16:41:38Z | |
dc.date.available | 2019-09-06T16:41:38Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/60135 | |
dc.description | Orientadora : Profª Drª Karina Kosicki Bellotti | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em História | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo abordará a fotografia como objeto de análise, a partir da recuperação da memória de imigrantes japoneses, e dos processos de adaptação que envolveu sua integração e aculturação em solo brasileiro. O tema desta pesquisa é a imigração japonesa no Norte do Paraná, através da análise do acervo fotográfico das famílias Nakashima, Umebara e Ohara, no período de 1930 a 1960. O ano de 1930 marca o início da colonização japonesa no norte pioneiro, incentivados pela venda de terras da "Companhia de Terras do Norte do Paraná" em 1932. Já o ano de 1960 foi escolhido por, considerar que as cidades já estão bem desenvolvidas e que as famílias analisadas estão formando sua segunda geração de descendentes. O objetivo foi, através da fotografia, realizar uma retrospectiva da vida destas famílias, percebendo em suas relações sociais e pessoais, e em seus hábitos de vida, aspectos referentes à sua integração e formação de uma nova identidade nacional. Comparando o acervo das três famílias analisadas, percebe-se que o universo destes imigrantes se assemelha. É uma pequena amostra, mas foram importantes, pois revelaram aspectos semelhantes no seu cotidiano, nas manifestações culturais e principalmente, como ainda estão ligados aos costumes e hábitos de sua terra natal. Ao término desta pesquisa, constatou-se a importância da fotografia como uma eficiente fonte de pesquisa histórica, e constitui-se igualmente importante, assim como os textos e testemunhos orais. Para esta análise, a fotografia foi uma rica fonte de investigação e recuperação da memória deixada pelos imigrantes, e uma fonte aberta às novas indagações sobre o seu uso, e sobre a colonização japonesa no Brasil, que aqui não foram contempladas.
Palavras-chave: fotografia, imigração japonesa, memória. | pt_BR |
dc.format.extent | 78 f. : il. retrs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Fotografia na historiografia | pt_BR |
dc.subject | Fotografia documentaria | pt_BR |
dc.subject | Familia - História | pt_BR |
dc.subject | Aculturação | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Sociabilidade | pt_BR |
dc.subject | Japão - Emigração e imigração - Brasil | pt_BR |
dc.title | Imigração japonesa na fotografia. Memória e sociabilidades | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |