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dc.contributor.advisorRibeiro, Luiz Carlospt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Thiago de Carvalhopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-06T17:23:39Z
dc.date.available2019-09-06T17:23:39Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60086
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Luiz Carlos Ribeiropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Históriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O futebol brasileiro é composto por diversas dicotomias estruturais. O maior e mais importante campeonato, o Campeonato Brasileiro, vive em crise desde seu surgimento, em 1971. Ele foi utilizado de diversas maneiras, tanto pelo Estado quanto por empresas e pela TV, que também se configura como um empresa. Neste sentido, a pesquisa se fundamenta na análise dos discursos do jornalismo esportivo sobre a organização e estruturação desta competição, bem como a conquista do título pelos times paranaenses. O trabalho foi objetivado pelo fato de que historicamente dois estados brasileiros possuem hegemonia dentro desse campeonato: Rio de Janeiro e São Paulo. No entanto, os mais importantes clubes vivem com déficit financeiro e com problemas organizacionais, e em alguns casos surgem rebeliões de clubes lutando por maior competitividade e racionalização da organização do campeonato. Na tentativa de compreender o porquê dessa hegemonia e a influência que a TV, cada dia mais importante na renda dos clubes, estabelece dentre desse campo esportivo se faz necessário avaliar a distribuição de cotas televisivas. Desta forma, a pesquisa elucidou, que o campo futebolístico brasileiro se estrutura através da correlação e forças dos agentes envolvidos e na tentativa de manter a hegemonia através de uma lógica de mercado, gerada pela sociedade industrial e que impulsiona todas as esferas de nossas vidas. Palavras-chaves: futebol; hegemonia; competitividadept_BR
dc.format.extent65 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConfederação Brasileira de Futebolpt_BR
dc.subjectFutebol - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectCultura de massapt_BR
dc.subjectHegemoniapt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectJornalismo esportivopt_BR
dc.title40 anos do Campeonato Brasileiro ou Torneio Rio – São Paulopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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