40 anos do Campeonato Brasileiro ou Torneio Rio – São Paulo
Resumo
Resumo : O futebol brasileiro é composto por diversas dicotomias estruturais. O maior e mais importante campeonato, o Campeonato Brasileiro, vive em crise desde seu surgimento, em 1971. Ele foi utilizado de diversas maneiras, tanto pelo Estado quanto por empresas e pela TV, que também se configura como um empresa. Neste sentido, a pesquisa se fundamenta na análise dos discursos do jornalismo esportivo sobre a organização e estruturação desta competição, bem como a conquista do título pelos times paranaenses. O trabalho foi objetivado pelo fato de que historicamente dois estados brasileiros possuem hegemonia dentro desse campeonato: Rio de Janeiro e São Paulo. No entanto, os mais importantes clubes vivem com déficit financeiro e com problemas organizacionais, e em alguns casos surgem rebeliões de clubes lutando por maior competitividade e racionalização da organização do campeonato. Na tentativa de compreender o porquê dessa hegemonia e a influência que a TV, cada dia mais importante na renda dos clubes, estabelece dentre desse campo esportivo se faz necessário avaliar a distribuição de cotas televisivas. Desta forma, a pesquisa elucidou, que o campo futebolístico brasileiro se estrutura através da correlação e forças dos agentes envolvidos e na tentativa de manter a hegemonia através de uma lógica de mercado, gerada pela sociedade industrial e que impulsiona todas as esferas de nossas vidas.
Palavras-chaves: futebol; hegemonia; competitividade